Boa Noite! Terça-feira, 22 de Agosto de 2017

Blog

Todos os Blogs


Você pesquisou por: Blog 28 resultados


  • Sociedade

    Aqui o Português sou eu

    Ao chegar a portugal logo no aeroporto senti a diferença. Aos poucos comecei a perceber que na verdade todas aquelas piadas que fazemos com os portugueses não têm razão de ser, teria todas as razões possíveis se fôssemos, nós, os protagonistas.
  • Sociedade

    DICAS DE PORTUGUÊS: Proparoxítonas

    Quem chega a Itapecuru deve tomar cuidado com as obras de recuperação da ponte. Além disso, tem que ficar alerta para poder entender os avisos escritos nas placas de sinalização. Esta, por exemplo, chama atenção para o estreitamento da via ou para o fato do pintor sempre usar uma só parte da estrada?
  • Sociedade

    DÉCIO SÁ E O ITAPECURU NOTÍCIAS (IN MEMORIAN)

    Conheci o Décio no ano de 2004, eu diretor de jornalismo da TV Difusora de Bacabal à época e ele um repórter que começava a despontar na cobertura dos bastidores da política maranhense.
  • Sociedade

    PORRA! O QUE É ISSO?

    Parece ¼, não dá 1kg; Minha banda é só isso?
  • Sociedade

    A CASA E A CULTURA

    A casa que conheço É rica em estrutura, É rica em história. Vista sempre como futura, No passado de agora.
  • Sociedade

    O MÉDICO DEVE SER CONSULTADO?

    Assistindo ao jogo do meu “Mengão” num Domingo meio murcho, o dia para os flamenguistas não era dos melhores até aquele momento, esperava o início do segundo tempo da partida quando fui surpreendido pelo anúncio de um medicamento.
  • Sociedade

    DE GRAÇA ou GRÁTIS. Qual usar?

    Tenho recebido inúmeros e-mails de nossos internautas com pedidos de explicações sobre determinadas situações no uso da língua portuguesa. Chamou minha atenção o número de correspondências que apresentam dúvidas entre DE GRAÇA e GRÁTIS, todas elas querendo saber qual o correto.
  • Sociedade

    É da sua OSSADA?

    Os ouvintes de um programa de rádio no interior do Brasil foram presenteados com essa pérola disparada pelo apresentador. Rolava uma entrevista com o comandante da polícia militar local e, de repente, o locutor perguntou se determinada ação seria da OSSADA da polícia militar.
  • Sociedade

    PERDA ou PERCA?

    Estas duas palavrinhas confundem muito os falantes de língua portuguesa quando no uso da linguagem cotidiana, em especial os que não têm o hábito da leitura.
  • Sociedade

    CERVEJA que desce REDONDO?

    Dia desses no trajeto até a capital do Estado um amigo me fez a seguinte pergunta: Por que no comercial de determinada cerveja aparece o slogan A Cerveja que desce Redendo, se REDONDO é um adjetivo e por isso deve concordar com o seu substantivo em gênero e número?
  • Esporte

    Dilma PRESIDENTE ou PRESIDENTA?

    Com a eleição de uma mulher para ocupar o cargo de chefe da nação brasileira pela primeira vez na história, tenho ouvido verdadeiros absurdos nos mais variados veículos de comunicação deste país. E o pior de tudo é que profissionais renomados do jornalismo nacional incorrem em erro repetidamente.
  • Sociedade

    PAUSAR o vídeo, como?

    Dia desses resolvi vasculhar meu aparelho de telefone celular à procura de um vídeo que fiz de meu filho ainda pequeno. Tomei um susto!
  • Sociedade

    A Família ENLUTADA?

    Sempre que há uma nota de falecimento a ser divulgada na imprensa é a mesma história, o texto da nota parece não mudar. O mais impressionante ainda é que se teima usar um verbo que não existe na língua portuguesa. ENLUTAR.
  • Sociedade

    Acesso restrito A ou PARA funcionários?

    Semanas atrás tive que efetuar uma operação bancária em Itapecuru e me vi obrigado a recorrer à casa lotérica local, já que nós NÃO temos uma agência da Caixa Econômica Federal. A título de informação, e principalmente para aqueles mais jovens, Itapecuru já dispôs de uma agência da Caixa. Bons tempos!
  • Sociedade

    Em nome de Fulano...

    Nas solenidades realizadas em Itapecuru, tenho visto e ouvido uma expressão, no mínimo, curiosa.
  • Sociedade

    Tinha Te Falo ou Falado?

    A influência dos meios de comunicação sobre nosso dia-a-dia é mesmo impressionante, somos visgados por nossos sentidos. Sim, pelos sentidos. Os meios de comunicação trabalham com a idéia de que devemos ser tocados em nosso ponto mais fraco, o emocional (seja ele positiva ou negativamente).
  • Sociedade

    A Bela e a Fera

    Agradecer é uma atitude que demonstra humanidade, bons costumes, humildade, revela a predisposição para fazermos amizades em determinados locais e lugares inusitados. No meu caso, juntei a fome com a vontade de comer. Literalmente.
  • Sociedade

    Presente de Grego

    Fazendo uma pausa para revisitar a capital dos amores, a Atenas brasileira, a única capital brasileira descoberta por franceses, a cidade patrimônio da humanidade, minha São Luís do Maranhão, só dei conta que no dia posterior àquele seria o aniversário de 397 anos de fundação ao deparar com um baita outdoor parabenizando os ludovicenses.
  • Sociedade

    Lembrança do Desfile 1

    O desfile de 07 de Setembro deste ano (2009), em comemoração ao dia da independência do Brasil, colocou em xeque a secretaria municipal de educação de Itapecuru. No referido ato público verificou-se a ocorrência de erros de grafia de palavras da língua portuguesa em faixas carregadas pelos alunos das escolas da rede municipal de ensino.
  • Sociedade

    Marajás Nos Correios

    Este aviso está nas agências dos correios de todo o Brasil. Chama atenção a forma como foi redigido, pois a frase "QUE TRABALHAM" é uma oração subordinada adjetiva restritiva. Ela traz ambigüidade semântica.