Boa Noite! Terça-feira, 16 de Outubro de 2018

Blog

Sociedade

DICAS DE PORTUGUÊS: Proparoxítonas

Quem chega a Itapecuru deve tomar cuidado com as obras de recuperação da ponte. Além disso, tem que ficar alerta para poder entender os avisos escritos nas placas de sinalização. Esta, por exemplo, chama atenção para o estreitamento da via ou para o fato do pintor sempre usar uma só parte da estrada?

Caso seja a 1ª opção, trata-se de um substantivo (O Tráfego) e deve ser acentuado, pois toda palavra proparóxitona deve ser grifada com acento em língua potuguesa.


Caso refira-se à 2ª opção, alguém chame a polícia, por favor. Vai que o louco do pintor resolve trafegar nas duas pistas ao mesmo tempo! Acidente na certa. Trata-se de sujeito elíptico (ou oculto), o printor está avisando: "eu" trafego em meia pista. Ainda há uma segunda plaqueta, ela avisa que à frente há um desvio ou mandando desviar do louco do pintor motorista? kkkkkkkk... eu não aguento!

 

*Alberto Júnior é jornalista, graduado em Letras/Português pela UEMA, Letras/Inglês pela FAESF, Mestrando em Cultura e Expressão Lusófona pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal), professor de Língua portuguesa, Inglês e Espanhol, autor dos livros “Meu Dicionário Está no Lixo”, "Professor. A Arte de fazer Aprender", “Jornal Universitário: Uma História” e "Passsando a Língua. Curiosidades do Nosso Idioma".


Atenção: Para comentar é preciso estar logado. Logue-se agora ou clique aqui para cadastrar-se.