Boa Noite! Terça-feira, 16 de Outubro de 2018

Blog

Todos os Blogs


Você pesquisou por: Blog 125 resultados


  • Sociedade

    O Batismo na Vida do Cristão - Parte 1

    Depois que cheguei aqui em Itapecuru Mirim sempre fiquei impressionado com a quantidade de pessoas que vem à Igreja para pedir o batismo de seus filhos e filhas. Sobretudo quando chega o período entre os meses de agosto a janeiro.
  • Sociedade

    Tsunami Adminstrativa

       Acompanho as administrações públicas de Itapecuru desde nossa chegada a esta cidade em 23 de Dezembro de 1964, o prefeito da época estava em seu último ano de mandato. Homem sério, de caráter e decisões firmes, não hesitava em ajudar quem o procurava. E por estas e outras era respeitado até por adversários.
  • Sociedade

    O Jovem Tem Fé?

    “A Igreja precisa de vós, como jovens, para manifestar ao mundo o rosto de Jesus Cristo, que se desenha na comunidade cristã. Sem o rosto jovem, a Igreja se apresentaria desfigurada”. (Discurso do Papa Bento XVI aos jovens, em 10 de maio de 2007, em  São Paulo)
  • Sociedade

    O Calor do Apostolado

    No dia 4 (quatro) de julho aconteceu na Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Itapecuru Mirim, a 16ª Concentração Estadual do Apostolado da Oração, aonde milhares de pessoas vindas de várias partes do Maranhão celebraram este evento. Foi um dia especial para nós cristãos católicos e para toda a cidade. Afirmo isto por que participei ativamente deste momento e vi a fé daquele povo sendo manifestada sob um escaldante sol que não deu trégua, em momento algum. Entretanto, o que aqui quero discorrer não é avaliar o encontro em si, mas deixar uma reflexão sobre a importância do apostolado, não enquanto grupo eclesial e sim, enquanto realidade vivencial da vida do cristão.
  • Sociedade

    Arautos do Aborto Legal

    Os bandeirantes da morte de fetos habitam entre nós. Fazem parte de nossa sociedade e são capazes de proclamar a ausência da pena capital para alguém que matou, estuprou crianças, jovens e mulheres, contudo, batem no peito e se autoproclamam favoráveis do sacrifício de fetos inocentes que nunca praticaram delito algum.
  • Sociedade

    CERVEJA que desce REDONDO?

    Dia desses no trajeto até a capital do Estado um amigo me fez a seguinte pergunta: Por que no comercial de determinada cerveja aparece o slogan A Cerveja que desce Redendo, se REDONDO é um adjetivo e por isso deve concordar com o seu substantivo em gênero e número?
  • Sociedade

    Como Liberar Seu Poder Pessoal

    Um alto nível de senso de valor próprio e de autoconfiança é vital para uma vida feliz e bem-sucedida. É isso que você vai usar para construir uma fé inabalável em si mesmo. A fé poderosa na própria capacidade, segurança e recursos interiores é   o que separa os mestres das massas, os seres humanos extraordinários dos   comuns, os líderes carismáticos dos seguidores.
  • Sociedade

    Ele Se Matou, E Agora?

    Muitas pessoas têm me perguntado se a pessoa que comente suicídio será salva ou não.  Creio que esta seja uma questão que está presente na mente de muitas pessoas, sejam elas católicas praticantes ou não, ou até mesmo de pessoas de outras crenças. Antecipadamente é importante que se diga que o suicídio é hoje um dos maiores desafios da saúde pública, pois 1milhão de pessoas morrem por suicídio ao ano. Estima-se que até 2020 cresça para 1,5 o número de mortes. É uma estimativa bem alta para nós humanos. Já é do conhecimento da sociedade que o suicídio não está mais inserido só na dimensão da culpabilidade pessoal, mas diversos fatores são preponderantes para a concretização desta forma de morrer. Há uma unilateral compreensão dos valores que condicionam este tipo de comportamento nas pessoas.
  • Sociedade

    As Aventuras Líricas do Poeta.

    Nas noites estreladas de lua minguante, o poeta sai floresta do ser adentro desembainhando sua caneta e cortando letras a procura da palavra, da frase, ou do verso perfeito para ornamentar seus textos que deixa-nos perplexos e sedentos de leitura.
  • Sociedade

    O Maranhão Tem Que Sair da Merda.

    Acompanho com ansiedade e muita emoção a greve de fome do Deputado Domingos Dutra e do líder camponês Manoel da Conceição, um ato de protesto contra a intervenção da Direção Nacional no PT do Maranhão, a pedido de Sarney e, com toda certeza, a mando de Lula.
  • Sociedade

    Meu Casamento é um Inferno.

    Já diversas vezes na minha vida e no meu ministério tenho atendido pessoas, sobretudo mulheres, mas também homens, que me vem com esta frase: “padre, meu casamento é um inferno”. Então comecei a me questionar sobre esta frase que sempre estava a minha frente. A primeira pergunta que me veio foi: Por quê?
  • Sociedade

    Carta aos Religiosos do Brasil

    Durante o 3o Congresso Nacional da CPT – Comissão Pastoral da Terra -, com mais de 800 participantes, em Montes Claros, Norte de Minas Gerais, com o tema “Biomas, territórios e diversidade camponesa” e sob o lema “no clamor dos povos da terra, a memória e a resistência em defesa da vida” nós religiosas, religiosos, sacerdotes e bispos, presentes no Congresso, nos reunimos para partilhar as dores, as alegrias e os desafios da caminhada da CPT.
  • Sociedade

    O Troco Que o Pobre Dá.

    A coisa da ficando feia Pro lado do pobre sofrido Já não basta ser devedor Tem que viver escondido Quebrando beco, andando rápido Pra passar despercebido
  • Esporte

    Dilma PRESIDENTE ou PRESIDENTA?

    Com a eleição de uma mulher para ocupar o cargo de chefe da nação brasileira pela primeira vez na história, tenho ouvido verdadeiros absurdos nos mais variados veículos de comunicação deste país. E o pior de tudo é que profissionais renomados do jornalismo nacional incorrem em erro repetidamente.
  • Sociedade

    Não Terás outro Deus Além de Mim.

    No primeiro testamento este foi um dos mandamentos da lei de Deus, o Decálogo, que serviu de base para toda a constituição do povo de Israel, chefiado por Moisés nos quarenta anos de caminhada pelo deserto até chegar à terra prometida. Era comum naquela época pensar que existissem vários deuses. Cada povo tinha seus deuses, como os egípcios, os persas, os romanos e tantos outros. Além de serem deuses, exigiam do povo vários sacrifícios. Em meio a tantos deuses o deus de Israel reivindicava a sua supremacia perante os outros. Assim, o povo chega à conclusão de que existia somente um deus, este é chamado de Iahweh. A exclusividade de Iahweh é um tema polêmico para a época e por isto há tantas lutas do povo hebreu com os outros povos. Para os israelitas, o primeiro mandamento deveria proteger a liberdade para a qual Iahweh conduziu o povo. Caso contrário, o povo seria escravizado, como foi no passado pelos deuses cananeus. Israel preserva sua identidade frente aos outros povos ao seguindo um único Deus, o Iahweh. É a partir desta constatação que queremos entender como funciona este mandamento nos dias atuais. Hoje, ao invés de Baal, de Astarte, os deuses chamam-se sucesso, posse, riqueza, prestígio, diversão e fama.
  • Sociedade

    Confessar, Por Quê?

    Hoje em dia muitas pessoas têm uma verdadeira fobia para estar diante do sacerdote e contar a ele os seus pecados. Na verdade, isto hoje até ficou fora de moda na mentalidade individualista que reina em nosso meio. Muitas pessoas se perguntam: Por que devo me confessar diante de um homem que é igual a mim, pecador do mesmo jeito? Não é melhor pedir perdão a Deus diretamente, na minha casa, no meu quarto? É a partir destas questões que surge a tomada de decisão de não se colocar na posição de penitente e pedir perdão a Deus de suas faltas.
  • Sociedade

    PAUSAR o vídeo, como?

    Dia desses resolvi vasculhar meu aparelho de telefone celular à procura de um vídeo que fiz de meu filho ainda pequeno. Tomei um susto!
  • Sociedade

    A Ação do Espírito Santo na Igreja.

    Durante os milênios da história do cristianismo, a Igreja vem descobrindo a riqueza da presença viva e ativa do Espírito Santo no meio dela. Mas, como esta presença se faz atuante ao passo que possamos sentir a sua efetividade? Este questionamento nos remete aos primórdios da Igreja primitiva, onde podemos fazer uma leitura do relato da festa de Pentecostes (cf. At 2,1-11) e dele tirar algumas luzes para uma abordagem mais direta sobre o assunto proposto aqui.
  • Sociedade

    A Família ENLUTADA?

    Sempre que há uma nota de falecimento a ser divulgada na imprensa é a mesma história, o texto da nota parece não mudar. O mais impressionante ainda é que se teima usar um verbo que não existe na língua portuguesa. ENLUTAR.
  • Sociedade

    A Voz da Indignação e o Voto dos Humilhados.

    Não é preciso muito esforço pra se descobrir o lastimável estado de precariedade administrativa em que vive nossa querida Itapecuru. Ruas esburacadas e cheias de lixo, algumas totalmente intrafegáveis, estradas vicinais cada vez piores, escolas fechadas, servidores insatisfeitos, suspeitas de fraude em seletivo, falta de crédito junto aos comerciantes, crianças nascendo dentro de táxi por falta de ambulância, postos de saúde que não funcionam, inexistência de produção agrícola, desrespeito com o meio ambiente e tantas e tantas outras mazelas que fazem parte do currículo da atual administração municipal e que causam desânimo, indignação e desesperança em nossa população.