Boa Madrugada! Domingo, 17 de Novembro de 2019

Notícias

Itapecuru

Prefeitura destrói homenagem a redemocratização do Brasil em reforma de praça

Em discurso na tribuna da câmara de vereadores o prefeito de Itapecuru Mirim, Miguel Lauand, reclamou da imprensa local que, segundo ele, não noticia as obras de sua gestão. Numa direta diretíssima perguntou "será que estão cegos, só mostram o que convém"?

A equipe do Itapecuru Notícias descobriu na reforma da praça Tancredo Neves, centro da cidade, que a atual gestão simplesmente destruiu um símbolo da redemocratização do Brasil e homenagem ao movimento das Diretas Já! O local foi criado logo após um período histórico nacional em que o povo foi às ruas pendindo eleições diretas para presidente da república.

Eram os anos 80 em sua segunda metade e o resultado foi que somente em 1989 eleições diretas elegeram o primeiro presidente pelo voto universalmente popular do período pós-militar, Fernando Collor de Melo. Para homenagear este momento, Itapecuru ganha um monumento vertical desenhado em sua estrutura o Congresso Nacional que briga as duas casas legislativas da nação (Câmara e Senado).

A praça recebeu o nome do político, à época deputado federal por Minas Gerais, Tancredo Neves, que juntamente com seu companheiro de chapa, o maranhense José Sarney, venceram a eleição indireta no colégio eleitoral em 5 de Janeiro de 1985 com um total de 480 votos contra 180 de Paulo Maluf e 26 abstenções.

Com a reforma realizada pela prefeitura, toda esta possibilidade de reconhecimento histórico e ferramenta pedagógica para a classe estudantil simplesmente desapareceu. Tem sido uma constante esta destruição de locais históricos e monumentos em honra ou homenagem a vultos, datas e passagens significativas do município, estado e nação aqui na ribeira do maior rio genuinamente maranhense.

Ao mesmo tempo as praças Cônego Albino Campos (Biblioteca), do Farol (no início da Galeria) permanecem inacabadas, sem iluminação, sem bancos, nem mesmo piso adequado. Já a praça da Saudade, em frente ao cemitério municipal, no centro, segue apenas com a placa de início e término do prazo que venceu no último dia 26 de Outubro pela sua segunda vez.

Fonte: Da Redação



Atenção: Para comentar é preciso estar logado. Logue-se agora ou clique aqui para cadastrar-se.