Um achado histórico chamou atenção no final da semana passada, algo que resgata o modo de vida do itapecuruense no início do século XX. Trata-se de foto da estação ferroviária de Itapecuru Mirim datada de 1918, antes mesmo de sua inauguração ocorrida em 1920.
O professor e escritor Tiago Oliveira, memebro da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes (AICLA) é o autor do achado. De acordo com o pesquisador, a foto foi publicada no jornal O Estado do Pará em 20 de Abril de 1918, primeira página, que também traz imagens da estação ferroviária de Rosário e fotos de trechos da ferrovia à época chamada de São Luiz (com Z) a Caxias. Ainda não havia ligação com vizinho estado do Piauí.
A foto mostra um pouco de como era a cidade na área da ferrovia em Itapecuru e é possível ver características dos moradores. Aparecem pessoas do povo e alguém que aparentemente tinha posses posando em terno de linho branco. Ali era uma área despovoada e ficava distante da sede do município, muito diferente de hoje lugar com grande população, grande comércio em expansão e especulação imobiliária efervescente.
Após a criação da AICLA um processo de resgate da cultura e história local foi iniciado com resultados bastante positivos. Livros foram lançados, publicações resgatadas e novos trabalhos estão sendo realizados para publicações futuras. Esta foto é um verdadeiro achado.
Mín. 22° Máx. 34°