O Hospital Santa Maria fez história no Piauí, no início desta semana, ao realizar o primeiro implante de marcapasso com estimulação de His.
A equipe, liderada pelo cardiologista Dr. Rafael Jung (à esquerda), realizou com sucesso, nesta última semana, o procedimento em dois pacientes. A equipe foi composta pelos cardiologistas piauienses: Dra. Cláudia Gaurino Lins, Dr. Eurípedes Mendes e Dr. Fernando Giordano (da esquerda para a direira). À convite, o cardiologista Dr. Carlos Eduardo Duarte (SP) (ao centro) também participou do procedimento inédito.
O Piauí foi um dos primeiros estados do Nordeste a realizar o implante do dispositivo, que visa restabelecer a frequência cardíaca adequada para as funções vitais. Esse eletrodo faz com que os batimentos cardíacos sejam mais sincronizados, prevenindo e tratando os efeitos provocados pela insuficiência cardíaca.
Eurídepes Mendes nasceu em Tereseina, é filho mais velho do itapecuruense Adirson Araújo Mendes que aos 27 anos mudou-se para o Piauí, casou-se com Euda Ferreira Mendes, com quem tem outros dois filhos, Euricléia Mendes (enfermeira) e Sólon Mendes (Médico).
Cursou medicina na Universidade Federal do Piauí (UFPI), fez residência em Clínica Médica no Hospital Santa Marcelina e em Cardiologia no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, ambos em São Paulo. É especialista em cardiologia, em eletrofisiologia não invasiva e estimulação cardíaca artificial, além de ser professor da UNINOVAFAPI.
Quando em férias, Eurípedes sempre passava temporadas na cidade natal de seu pai. Foi em Itapecuru que conheceu Janne Souza, sua atual esposa, filha de Ivoneide Souza, conhecida funcionária do cartório do 1º Ofício no município.
Profissionalmente, vem se destacando na medicina piauiense e marcando seu nome naquele estado como um promissor cardiologista. Sempre que pode aproveita para vir à ribeira do grande rio rever a família, amigos e matar a saudade do lugar que tem lugar espaço ímpar em sua vida.