Confirmando o que muitos itapecuruenses desconfiavam e tantos outros não acreditavam ser verídico, o atual prefeito de Itapecuru Mirim, Miguel Lauand, será candidato à reeleição em 2020.
O anúncio foi feito em alto e bom som no próprio prédio da prefeitura por ocasião da 1ª reunião com gestores escolares da rede municipal antes do início do ano letivo de 2020, realizada no auditório do palácio municipal.
Aproveitando a oportunidade de estarem reunidos os gestores, a secretária adjunta, Edileusa Marques, usou a palavra para anunciar a Boa Nova e foi categórica. "A Dra Socorro não pode, mas eu posso e vou informar a todos os presentes que nosso prefeito Miguel Lauand é candidatíssimo à reeleição deste ano...", declarou ela.
Alguns segundos de silêncio pelo impacto da notícia e logo em seguida as palmas puxadas pela equipe de supervisão e cargos comissionados da secretaria. Olhares ainda desconfiados com o anúncio entre os gestores, palmas e mais palmas.
Em meio a turbulências na área educacional com salários atrasados e cobranças pelo pagamento do 1/3 de férias, havia quem ainda duvidasse que a atual gestão lançaria candidatura em vez de apoiar algum aliado. Recentemente a classe viralizou em grupos de aplicativos de conversas nas redes sociais cobranças ao prefeito que pague os vencimentos atrasados.
Nesta semana o sindicato dos servidores públicos reuniu-se com a secretária de educação e vereadores para discutir o reajuste do piso salarial dos professores, divulgado pelo governo federal, no total de 12,84%. Este percentual foi confirmado pelo ministro da educação, Abraham Weintraub, no último dia 7 de janeiro de 2020; como é retroativo, já passou a vigorar desde o primeiro dia do ano.
A secretária de educação do município, Socorro Lauand, afirmou que não haverá reajuste nos salários dos professores. Segundo ela, "os profissionais da educação de Itapecuru já ganham acima do piso nacional e o impacto na folha inviabilizaria novos pagamentos", disse.
Além da educação, outras áreas também sofrem com os problemas na gestão Miguel Lauand. A principal delas é infraestrutura que enfrenta interdição de ruas, buracos por todos os bairros e a reclamação constante dos moradores. Veja o vídeo a seguir:
O prefeito ainda não se posicionou oficialmente sobre ser ou não candidato, mas entre amigos as conversas seguem nesse sentido. Enquanto outros nomes tentam viabilizar candidaturas, Lauand usa a liturgia e força do cargo para mostrar obras que só neste ano de 2020 começaram a aparecer.
A assessoria de comunicação do município se esforça para atrelar o nome do prefeito e de sua gestão a programas do governo do estado, benefícios de cunho federal e até mesmo ligá-lo a eventos realizados pela iniciativa privada. Fato é que este anúncio pode vir a complicar juridicamente uma possível candidatura, visto que a Lei veta este tipo de atitude e pode caracterizar tanto propaganda eleitoral antecipada quanto uso da máquina pública em benefício do gestor.
Após o que está sendo chamado de "escândalo das largatas*", a divulgação de lista com nomes de pessoas que aparecem apenas na folha de pagamento e sequer residem em Itapecuru, há quem veja como incoerente Miguel Lauand lançar-se candidato a um 4º mandato. No meio de tudo isso, o eleitor desconfiado.
*Largata é a forma nordestina para Lagarta, animal que vive toda sua vida em folhas
Mín. 22° Máx. 35°