O Instituto Federal do Maranhão – Campus Itapecuru-Mirim – realizou, nos dias 5 e 6 de fevereiro, no município de Miranda do Norte, o curso de extensão sobre o mosquito Aedes Aegypti. A ação ocorreu em pareceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Ciência e Tecnologia.
Na ocasião, a equipe que compõe o projeto reuniu duas turmas mistas que participaram das palestras no auditório da Secretaria de Saúde (SEMUS), com diálogos e esclarecimentos de dúvidas, coordenado pela professora pesquisadora, Liliane Barbosa Amorim.
Os envolvidos tiveram a oportunidade de observar o mosquito em suas diversas fases, por meio de equipamentos laboratoriais. A secretária de Saúde, Alexandra Reis, e o secretário de Ciências e Tecnologia, José Reinaldo Cardoso Ferreira, firmaram o compromisso de trazer outros cursos de capacitação para os profissionais que atuam diretamente no campo, via Educação em Saúde e controle do inseto vetor.
Participaram do curso diversos profissionais de saúde da região. Segundo Liliane Amorim, o evento garantiu, tanto aos agentes comunitários de Saúde, como aos de Combate às Endemias, atualização sobre o mosquito Aedes Aegypti: arboviroses, biologia e manejo integrado.
A pesquisadora acrescenta que a extensão é considerada de grande relevância para o Campus Itapecuru, pois expande suas atividades para além das fronteiras do município, levando sua atuação também para as regiões circunvizinhas. “Foi importante para a comunidade que recebeu o curso, porque atendeu diretamente trabalhadores que necessitam dessa capacitação. Essa atividade está em sintonia com a missão e visão institucional do IFMA”, avalia.
Mín. 22° Máx. 40°