Mesmo com as tentativas de acabar com a festa, o arrastão dos blocos 2020 ganhou a avenida em Itapecuru Mirim. Um momento de muita descontração e paz que marca a festa popular no município.
No final da tarde deste domingo as ruas da cidade ficaram mais coloridas, cheias de alegria e foliões esbanjando cordialidade para todos os lados. Era o arrastão dos blocos invadindo o centro e avisando que o carnaval estava começando.
Neste ano de 2020 a organização fez uma justa homenagem ao locutor, político, agente cultural e entusiasta do carnaval Josivaldo Rodrigues, o Jota Erre, que faleceu no início de Janeiro passado. Ele foi o fundador do Ita Fest Show, evento que reunia escolas da cidade numa competição de conhecimentos durante 10 anos, pioneiro do rádio itapecuruense, criador do bumba-meu-boi Mocidade Alegre que figura na elite da brincadeira no Maranhão, ex-vereador e exercia o cargo de superintendente adjunto de articulação política do governo do estado na regional de Itapecuru.
Quem saía para ver o arrastão ontem de longe via o Jotão, uma réplica gigante do Jota Erre (que era baixinho) nos moldes dos bonecos do carnaval de Olinda-PE, puxando a multidão. As palmas por onde Jotão passava eram inevitáveis, como se a população estivesse aprovando a homenagem e recordando a alegria do Bloco do Jotão que saía pelas ruas e avenidas em dois dias de carnaval levando a família itapecuruense.
O arrastão dos blocos foi a abertura da temporada carnavalesca, oficialmente a cidade dá o primeiro grito de carnaval anunciando que já está preparada para receber os súditos do Rei Momo. As atrações já foram divulgadas, agora é começar a festa.
Mín. 23° Máx. 39°