O Instituto Federal do Maranhão (FIMA), campus Itapecuru, firmou parceria com a Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes (AICLA) com objetivo de valorizar a história local.
Na semana passada alunos do Instituto saíram às ruas da cidade para visitar locais e prédios históricos do município, ciceroneados pelo imortal da AICLA, professor Tiago oliveira. A visita aconteceu em vários pontos que passam despercebidos para muitos dos moradores na cidade.
Itapecuru foi e continua sendo uma das cidades mais importantes do Maranhão, seu passado é cheio de passagens gloriosas nos momentos decisivos deste estado, diversos filhos ilustre têm atuação marcante na vida cultural, social, política e econômica do Brasil. A ideia do projeto Pontos Históricos de Itapecuru Mirim é apresentar tudo isto aos itapecuruenses.
Hoje a cidade conta com um museu instalado na Casa de Cultura Professor João Silveira, local onde funcionou a antiga cadeia pública e a casa de oficinas que abrigava o parlamento local. As construções são os dois prédios públicos mais antigos da região, construídos pelo comerciantes José Gonçalves da Silva (O Barateiro), fundador da vila, a pedido da Coroa portuguesa, entre os anos de 1816 e 1818.
O então governador do Maranhão, Luís Alves de Lima e Silva, futuro Duque de Caxias, esteve pessoalmente no lugar quando veio à cidade para prender o líder da Balaiada, Negro Como, que ficou aprisionado ali e próximo ao mesmo prédio foi morto por enforcamento.
Projetos como este devem ser seguidos pela secretaria municipal de educação, para que seja perpetuada toda a história do povo itapecuruense.
Mín. 22° Máx. 40°