A sociedade itapecuruense amanheceu nesta sexta-feira (06) com uma notícia não muito agradável e que revoltou muita gente. A cidade poderá ficar sem água pelos próximos 5 dias.
Por causa do aumento de volume das águas no rio Itapecuru a balsa que sustenta a bomba de captação amanheceu de ponta-cabeça. Esta situação se repete e mostra que nenhuma precaução foi tomada pela CAEMA para evitar futuras interrupções no fornecimento para o município.
Desde o ano de 1762 há registros dos pontos críticos de enchentes no rio Itapecuru e quais os períodos de maior cheia. Há registros em na cidade de Itapecuru, no Arquivo Público do Estado do Maranhão (APEM) em São Luís, no Arquivo Histórico Ultramarinho (AHU) em Portugal e até na internet.
Em 2018, pela mesma situação, foram cerca de 8 dias com problemas no fornecimento. A balsa é ligada à margem por cabos que devem aumentar ou diminuir sua extensão de acordo com o nível do rio, com as fortes chuvas em todo o estado já era de se esperar o aumento do volume. Desta forma, não há justificativa para descuidos desta ordem.
Já há relatos de falta da água nas torneiras desde as 8h da manhã de hoje (06) e até a conclusão desta matéria a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) não havia divulgado qualquer nota. Maiores informações no programa Itapecuru Notícias, que vai ao ar AO VIVO a partir das 12h pelo facebook, youtube e Instagram, via internet; além da retransmissão feita no mesmo horário pelas rádios Alvorada FM (87,9 Mhz) e Palmares FM (106,7 Mhz).
Mín. 22° Máx. 35°