A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão realizará uma das edições do projeto Assembleia em Ação no município de Itapecuru Mirim. Pelo cronograma do poder legislativo maranhense a sessão itinerante deve acontecer no próximo dia 20 de Março de 2020.
Devem comparecer ao ato vereadores, prefeitos, gestores públicos estaduais, municipais e de órgãos federais, além de representantes dos mais variados segmentos sociais dos municípios da região.
Com objetivo de aproximar o parlamento estadual ao maior número de municípios possíveis, o Assembleia em Ação é a ferramenta encontrada pelos deputados para levar ao conhecimento da população os trabalhos realizados pelos parlamentares maranhenses. Romper as paredes do Palácio Manuel Beckman, sede do órgão, e rumar em direção ao interior é um passo gigantesco no processo de transparência e garante o exercício pleno da Democracia.
Em edições anteriores o projeto foi realizado em Balsas, Imperatriz, Timon e Trizidela do Vale. Nesta quinta edição o município de Itapecuru recebe os parlamentares, que terão o auditório do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), campus Itapecuru, como local do evento. A expectativa do Assembleia em Ação é superar em cada sessão fora de sua sede o número de participantes.
Nas palavras de Inaldo Lisboa, gestor do campus Itapecuru, "fico muito satisfeito que nossas instalações físicas, especialmente o auditório Gomes de Souza, possam receber essa Sessão ITINERANTE da Assembleia Legislativa. Penso que é um momento marcante para o município e para a região.", declarou à equipe do site Itapecuru Notícias.
Pioneirismo
O nome do auditório no qual será realizada a sessão em Itapecuru não deve ser levado a um acaso. Gomes de Souza (o Souzinha), nascido em Itapecuru, foi eleito por três vezes representante do Maranhão no Parlamento Brasileiro, é dele o pioneirismo de todos os anos percorrer as vilas mais importantes do estado para ouvir o povo e aproximar seu mandato de quem o havia eleito.
Em viagem à Alemanha no ano de 1857, recebe a notícia de que deveria retornar imediatamente ao Brasil para tomar posse. Antes, porém, segue para a Inglaterra, casa-se com Rosa Edith (de 18 anos) e embarca para o Rio de Janeiro.
Em discurso no parlamento defendendo homenagem ao então Marquês (futuro Duque) Caxias, por sua administração como governador da província do Maranhão entre os anos de 1839 a 1841 e pela ação de sufocar a revolta da Balaiada, Souzinha descreve sua itinerância pelos rincões maranhenses. "Ainda há pouco, viajando pelo interior da província, a mais de duzentas léguas do litoral, tive ocasião de reconhecer e lamentar os deploráveis efeitos da guerra civil. Na capital ele já é o fato histórico. Mas no interior, nos campos mesmo em que se deram senguinolentas batalhas, em distritos inteiros que a guerra assolou, ainda se fala nela como se ela datasse de ontem..."1
Depois de muito tempo o município volta a ter representantes nos legislativos estadual (Wendel Lages) e federal (Marreca Filho) a partir das eleições de 2018.
Serviço
Evento: Projeto Assembleia em Ação
Local: Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Itapecuru Mirim
Data: 20 de Março de 2020
Hora: A partir das 8h
1 Corrêa, Leopoldo. 1908 - Souzinha: Biografia de Joaquim Gomes de Souza. Belo Horizonte. Littera Maciel. 1984. pg 33-34
Mín. 22° Máx. 35°