O hospital regional Adélia Matos Fonseca notificou 2 casos com suspeita de infecção por COVID-19 (coronavirus) no município de Itapecuru Mirim.
O primeiro deles é uma estudante na faixa-etária dos 20 anos que mora fora do estado e a pedido da família retornou à cidade com sintomas de gripe e febre. Por ter contato diário com parentes idosos, orientada pelos pais procurou a unidade. Os exames preliminares não apresentaram alteração no organismo, mas seguindo o protocolo da secretaria de saúde do governo do estado a paciente foi encaminhada para o centro de testagem em São Luís e já está em isolamento domiciliar.
Já o outro caso de suspeita é um homem na faixa dos 30 anos que começou apresentar quadro de febre, tosse e gripe após viagem recente a são Luís e contato com turistas de outros estados. Ele também passou pela triagem no HRAMF, foi submetido aos primeiros exames e encaminhado para o Centro de Testagem em São Luís. Atualmente está em sua residência cumprindo quarentena.
A equipe do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) do município de Itapecuru Mirim foi informada das notificações e repassará ao governo do estado. Na Nota Técnica sobre COVID-19 desta quinta-feira (26) possivelmente já traga registro de casos suspeito da doença no município, que até hoje (25) estava fora da lista de cidades monitoradas.
Cuidados Multiplicados por Mil
Com o registro destes dois primeiros casos suspeitos os itapecuruenses devem redobrar os cuidados e atentar para as medidas de prevenção decretadas pela prefeitura, seguindo orientações do governo estadual e ministério da saúde. O isolamento social faz-se necessário neste momento para impedir a proliferação do vírus.
Veja abaixo o conteúdo do decreto a ser publicado pelo prefeito Miguel Lauand com novas medidas emergenciais em todo o município:
Estão suspensas até o dia 06 de abril (podendo ser prorrogado) as atividades em escolas,academias, bares, restaurantes, lanchonetes, papelarias, centros comerciais, lojas e estabelecimentos congêneres, além das feiras livres de produtos não alimentícios em toda a cidade. Os bares, restaurantes e lanchonetes poderão manter serviço de entrega domiciliar ou de retirada de alimentos no próprio estabelecimento, devendo, no entanto, manter as portas fechadas.As farmácias e drogarias, os supermercados e mercearias, pontos de venda de gêneros alimentícios, os açougues, feiras de peixes e de verduras, nesse primeiro momento, poderão manter seus serviços, devendo adotar medidas que visem o rápido atendimento dos clientes, com o objetivo de evitar a aglomeração de pessoas. Previnam-se! Cuidem-se!
O site Itapecuru Notícias recomenda aos internautas que obedeçam as medidas baixadas por decreto e permaneçam em casa, estamos trabalhando em regime de plantão para mantê-los informados com precisão a qualquer momento. #FICA_EM_CASA_ITAPECURU.