A prefeitura de Itapecuru Mirim publicou o decreto 648/2020 autorizando a abertura de estabelecimentos comerciais considerados não essenciais em toda a extensão territorial do município. O documento foi divulgado na última sexta-feira (17).
De acordo com o decreto, o horário de funcionamento será de 7h às 13h, de segunda a sábado. Além disso, devem cumprir medidas de prevenção distribuindo álcool gel, água e sabão para os clientes. É obrigatório o uso de máscara no atendimento ao público durante a vigência da medida municipal.
O prefeito Miguel Lauand afrouxa o isolamento social, recomendado pelo governo federal, através do ministério da saúde, no momento considerado crítico pelas autoridades. A incidência de casos continua crescente em todo o país e os cuidados devem ser redobrados, segundo o MS.
Somente o Maranhão, na manhã deste domingo (19), registrava 1.205 casos confirmados de COVID-19, sendo 1.048 em tratamento, 109 recuperados e 48 óbitos. Casos suspeitos contam 3.588 e descartados somam 3.008. Os dados são do boletim diário publicado ontem, sábado (18), pela secretaria de estado da saúde do Maranhão.
Itapecuru Mirim
No município de Itapecuru foram coletados materiais para apenas 2 exames. 1 testou negativo e outro aguarda resultado, nenhum caso de infecção por COVID-19 (coronavirus) até o encerramento desta edição. Os casos números foram apresentados pela prefeitura na semana passada.
Seguem fechadas academias de ginástica, locais de eventos esportivos, bares, casas noturnas e similares. Segundo a determinação, seu descumprimento é passível de penalidades; sem especificações específicas.
A população continua se aglomerando em filas nos estabelecimentos bancários, lotéricas e correspondentes. A Guarda municipal tem intensificado sua atuação, porém os resultados ainda deixam a desejar justamente por causa da desobediência dos cidadãos. Muitos chegam a zombar de quem usa máscara de proteção ao transitar pela cidade. A situação pode ficar pior com a liberação de funcionamento do comércio a partir de segunda-feira (20).