A prefeitura do município de Miranda do Norte anunciou que a partir desta segunda (04) o atendimento realizado à população no hospital municipal Pedro Vera Cruz Bezerra sofrerá alterações significativas.
A medida tem como objetivo diminuir o risco de contaminação entre pacientes, em especial aqueles infectados por COVID-19 (coronavirus). Agora a unidade foi dividade em duas áreas com atendimentos específicos e rigorosamente a cumprir, seguindo determinação da secretaria de saúde daquela cidade.
O setor onde funcionavam os atendimentos de especialidades agora passa a ser ÁREA 1 e está destinado exclusivamente a pacientes com síndromes gripais, sendo oferecidos serviços de acolhimento, classificação de risco por equipes de enfermagem, consultas médicas, avaliação dos sinais e sintomas de gravidade, eleitos de observação e enfermaria de internação.
De acordo com a administração o hospital dispõe de 31 leitos de isolamento para casos considerados graves, neles serão seguidos os protocolos do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde do Maranhão.
O setor de urgência e emergência passa a ser denominado SETOR 2 e seguirá oferecendo atendimento a todos os outros casos não relacionados ao COVID-19 no município. A secretaria informa que nenhum profissional da rede municipal de saúde de Miranda do Norte corre perigo de contaminação, devido os cuidados com distribuição de Equipamentos Individuais de Proteção (EPIs).