Quarta, 08 de Janeiro de 2025
22°C 31°C
Itapecuru Mirim, MA
Publicidade

Itapecuru chega a 100 casos de coronavirus e parte da população ainda ignora medidas preventivas

Prefeitura passa a realizar 50 testes rápidos diários, só ontem (19) 20 deles deram positivo.

Redação
Por: Redação Fonte: Da Redação
20/05/2020 às 06h55 Atualizada em 10/03/2021 às 17h47
Itapecuru chega a 100 casos de coronavirus e parte da população ainda ignora medidas preventivas
Foto: Reprodução

A prefeitura de Itapecuru Mirim divulgou na noite de ontem, terça-feira (19), o boletim epidemiológico diário e anunciou que o município ultrapassou a casa da centena em números de testagens positivas para COVID-19. A população tomou um susto enorme, mas é a realidade em meio à pandemia.

A surpresa da sociedade não se justifica, tanto poder público quanto entidades de classe e organizações não-governamentais (ONGs) têm feito campanhas com alertas constantes para prevenção e medidas de combate à doença. Ações visando diminuir a curva de contaminação foram implementadas desde o primeiro momento, mas grande parte dos moradores ainda ignora o perigo que começa a se mostrar com rapidez maior que o esperado.

As aglomerações em filas de bancos, lotéricas e comércio podem ser a causa deste aumento em tempo recorde de casos positivos. No início do pagamento da primeira parcela do Auxílio Emergencial os beneficiários pareciam não acreditar na letalidade do vírus, se aglomeravam em frente às lotéricas para receber os R$ 600,00 sem tomar qualquer cuidado. Não usavam máscaras, não respeitavam a distância de 2m uns dos outros, dispensavam a higienização das mãos com álcool em gel ou água e sabão.

Alguns comerciantes pregavam abertura do comércio e destes, muitos, condenaram os decretos publicados pelo prefeito Miguel Lauand  (PRB) com medidas de prevenção e principalmente o de n. 658 que determinou fechamento de lojas e estabelecimentos comerciais no período de 10 a 15 deste mês. Com a divulgação dos números de ontem, a situação se mostra mais preocupante do que imaginavam.

Nesta terça-feira o município passou a fazer 50 testes rápidos diários, antes a média eram apenas 10. Já nesta primeira remessa, dos 50 um total de 20 foram positivos para coronavirus. Ou seja, 40% dos moradores que foram submetidos ao procedimento estão infectados, o que é muito se levado em conta a proporcionalidade.

Segundo especialistas, o período de incubação do vírus é de 2 a 8 dias. Neste período os sintomas ainda não são alarmantes e variam de acordo com cada organismo, nos mais fortes os sintomas são leves, chegando a passarem despercebidos e assemelhando-se a uma gripe. Já nos organismo com fragilidades como de diabéticos, asmáticos, fumantes, hipertensos etc a vulnerabilidade permite que o COVID-19 seja mais agressivo podendo levar ao óbito.

Os bairros com maior incidência de casos são Centro, Malvinas e Torre. Nestas três localidades estão mais de 50% dos casos registrados no município. Nos bairros Caminho Grande e D.E.R. há 6 e 5 casos, respectivamente. Já na Piçarra, Roseana Sarney e Rodoviária foram identificados 4 casos cada. Na sede os menores números de ocorrências estão na Aviação, Trizidela e Mangal Escuro; 2 registros cada.

Na zona rural as localidades com maior incidência de casos positivos são Vinagre (4) e Cachoeira (3). Em Itapecuru o total de notificações caminha para 1 mil, este número pode ser atingido antes do previsto caso a sociedade continue a desrespeitar as orientações contidas em decretos do poder executivo local. As estatísticas publicadas nesta terça servem de alerta para o que está por vir nas próximas semanas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias