O prefeito de Itapecuru Mirim, Miguel Lauand (PRB), enviou à câmara de vereadores na última terça-feira (26) Projeto de Lei n 009/2020 pedindo autorização ao legislativo local para abrir processo de contratação temporária como parte dos esforços de combate à pandemia.
De acordo com o documento, serão contratados técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde para vagas que estão em aberto. Estes profissionais serão lotados em áreas que estão "descobertas" atualmente. A remuneração vai de R$ 1.047,45 a R$ 1.400,00 para jornadas de trabalho de 40h. São 08 vagas para Técnico de Enfermagem e 29 para Agente Comunitário de Saúde.
Pelo projeto serão pagos adicionais de insalubridade aos profissionais contratados com acréscimo de 15% no salário. Sobre este assunto o vereador Neguinho da Saúde, que é ACS no município, subiu à tribuna para lembrar da importância do atendimento neste período pelo qual passa a sociedade.
A duração do contrato de trabalho será de 120 dias, ou seja, 4 meses, podendo ser prorrogado por igual período. Os profissionais serão submetidos a um seletivo a ser divulgado logo após aprovação pela câmara e atuarão em postos, unidades básicas de saúde e locais determinados pela secretaria municipal de saúde.
Esta contratação temporária segue o Decreto n 659, de 12 de Maio de 2020, que declarou situação de calamidade em saúde pública no município, assinado pelo prefeito Miguel Lauand. Veja a seguir os locais de lotação:
UBS Julião Alves (Olho D'água) - 2 vagas
UBS Biné Mendes Área Provida 2 vagas / Área Torre 5 vagas
UBS Maria Ribamar (Malvinas) - 1 vaga
UBS Antônio da Cruz Filgueira (D.E.R) - 1 vaga
UNS Maria José das Neves (Trizidela) - 4 vagas
UBS Santa Clara (Barriguda) - 1 vaga
UBS Antônio dos Reis Dutra (Colombo) - 4 vagas
UBS Enedina Nascimento ( Roseana Sarney) - 6 vagas
UBS Josivaldo Veras ( São Francisco) - 2 vagas
Mín. 22° Máx. 40°