De acordo com o último boletim divulgado pela prefeitura, Itapecuru Mirim tem hoje (09) 12 casos femininos positivos a mais que os detectados no sexo masculino. Os dados foram disponibilizados na noite de ontem, segunda-feira (08), pela secretaria municipal de saúde.
Com 1.630 notificações no total, os números preocupam as autoridades e chamam atenção para a rapidez de contágio apresentada nos últimos dias. Os maiores registros são no centro (102 caosos), seguido dos bairros Malvinas e Torre com 57 casos registrados em cada um. Na zona rural o povoado Entroncamento registra maior número de casos (8), seguido pelos povoados Ribeiro (7) e Cachoeira (7) como os que necessitam de maior atenção.
São 454 casos confirmados, tendo 515 já descartados do total de notificações até aqui. Suspeitos contabilizam 661 e óbitos somam um total de 11. A surpresa veio com atualização do número de recuperados que não passava de 10 e ontem chegou a 189, justificado pela secretaria como sendo o tempo de espera para que pacientes sejam considerados curados entre 18 a 21 dias.
Outra curiosidade apresentada com a divulgação do boletim epidemiológico desta segunda-feira foi a relação de gênero e número de pacientes contaminados. São 221 homens e 233 mulheres, ou seja, 12 casos a mais desde o último dia 28 de Maio quando as estatísticas registraram empate em 133 para cada gênero. Desta data para cá o sexo feminino vem apresentando maior numero de registros em todos os dados da secretaria municipal de saúde.