A partir de hoje, sábado (27), estabelecimentos comerciais como bares, restaurantes e pizzarias estão autorizados a reabrir para atendimento ao público em Itapecuru Mirim.
O prefeito Miguel Lauand publicou Decreto 740, de 26 de Junho de 2020, que libera o funcionamento destes locais das 08:00h às 22:00h com a obrigatoriedade de respeitarem as medidas de prevenção contra a pandemia instituídas pelo governo do estado através de Portaria n 042, de 24 de Junho de 2020.
Os clientes devem fazer uso de protetores faciais, sendo permitida a retirada de máscaras caso o cliente for se alimentar no local e no momento da refeição. Os estabelecimentos devem fornecer saco plástico higienizado para que os clientes possam acondicionar suas respectivas máscaras e os trabalhadores que realizem o atendimento ao público utilizem equipamentos de proteção individual (EPI), as mesas devem ser ocupadas por apenas 4 pessoas mantendo distância obrigatória de, no mínimo, 2 metros uns dos outros.
Toalhas devem ser trocadas a cada uso, não podendo ser reaproveitada de um atendimento para outro, cada estabelecimento deverá incentivar e disciplinar a higienização de mãos, antebraços tanto a clientes quanto funcionários. Continuam proibidos realização e exibição de shows artísticos, jogos pela tv durante o funcionamento dos bares, restaurantes e afins como forma de evitar aglomerações.
Como se aproxima um feriado prolongado, a imagem de bares totalmente vazios devem mudar rapidamente em Itapecuru Mirim. Na próxima terça (30) é Dia Nacional do Bumba Meu Boi e também Dia de São Marçal, muitos municípios decretam ponto facultativo na segunda (29) transformando o final de semana em feriadão.
Na manhã deste sábado já foi possível ver bares aberto e alguns anunciando em redes sociais que voltaram a atender. Os números de notificações para coronavirus em Itapecuru só aumentam, estranhamente não conta nas redes sociais do prefeito o boletim epidemiológico da sexta-feira (25). Nas estatísticas do dia anterior (24) constam 2036 notificações, sendo 673 confirmados, 1244 descartados, 536 recuperados, 119 suspeitos e 11 óbitos.
O governo do Maranhão inaugurou no mesmo sábado uma nova ala para tratamento de pacientes positivados para covid-19 no hospital regional Adélia Matos Fonseca, em Itapecuru Mirim. A ampliação da unidade contará com um total de 31 leitos, contemplando 5 para unidade para cuidados intensivos (UCI), 13 de observações, 12 enfermaria e 1 de isolamento. A solenidade aconteceu em ambiente virtual e contou com a participação dos 2 deputados de Itapecuru, Merreca Filho (federal) e Wendell Lages (estadual), além da senadora Eliziane Gama, outros parlamentares e do governador Flávio Dino.
Mín. 22° Máx. 35°