Realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Itapecuru-Mirim a cerimônia de posse do Prefeito Benedito Coroba. Eleito democraticamente para o cargo em 15 de novembro de 2020, ele recebeu a faixa do agora ex-Prefeito Dr Miguel Lauand.
Após prestar o juramento, Coroba, que enalteceu a alternância do poder como forma de fortalecer a democracia, afirmou que o momento tinha um significado especial em sua vida, por sua importância política, social e emocional. "Este é o maior título que carregarei. Agradeço a Deus e ao povo de Itapecuru", afirmou ele, que ressaltou que é complicado dirigir um município nas condições em que vive o Brasil atualmente, mas a população quer ter seus anseios realizados e só cabe a ele cumprir suas obrigações e realizar a melhor gestão.
"Ninguém consegue ser vencedor sem desafios. Não faltará esforço, nem boa vontade para governar. Precisamos de mais conquistas para o município e me esforçarei para que possamos lograr êxito", pontuou Coroba, que garantiu que irá combater a degradação moral que é a corrupção, alertando que quem não a enfrenta, morre atrás da covardia.
O Prefeito garantiu que sua gestão será honesta e pediu a Deus que o ilumine para que sua administração seja exemplar. Posterior a cerimônia, Coroba, ao lado do Vice-Prefeito Maurício Nascimento e dos vereadores, deu posse ao secretariado.
Biografia
Benedito de Jesus Nascimento Neto, nosso querido Coroba, nasceu em 12 de setembro de 1958, no povoado Cigana, em Itapecuru-Mirim. Estudou na Escola Paroquial São Vicente de Paulo durante o primário, além de ter estudado no Ginásio Bandeirante. Fez o ensino médio em São Luís, na Escola Ateneu Teixeira Mendes, e logo em seguida ingressou no curso de Direito, na Universidade Federal do Maranhão.
Ao concluir a graduação, montou um escritório de Advocacia em Itapecuru, e por dez anos defendeu a classe dos trabalhadores rurais, como nos conflitos agrários e também lutou pela desapropriação de vária áreas do município, como nos povoados Leite, Entroncamento, São Benedito, na região do Tingidor e tantos outros. Além disso, exerceu advocacia criminal, defendendo também os mais pobres. Em 1988, foi candidato a Prefeito, não logrando êxito; em 1990, foi candidato a Deputado Estadual, vindo a ser eleito.
Coroba utilizou seu mandato na Assembleia Legislativa fazendo oposição ao grupo Sarney, que era dominante na época, defendendo os interesses do povo, dos trabalhadores, dos servidores públicos e do povo maranhense em geral. Em 1992, foi novamente candidato a Prefeito, no curso do seu mandato de Deputado, também não logrando êxito nas eleições. Concluiu seu mandato de Deputado Estadual em 1994, e em 1995 ingressou no Ministério Público do Estado do Maranhão. Por 24 anos, Coroba foi Promotor de Justiça nas Comarcas de São João Batista, na Baixada Maranhense; em Alto Parnaíba, no sul do Maranhão; e em Vargem Grande, no Baixo Parnaíba, onde atuou em todos os casos criminais de repercussão do Tribunal do Júri no Maranhão e teve uma atuação destacada no combate a corrupção em Prefeituras e Câmaras Municipais.
Ele se aposentou em setembro de 2018, e por força do apelo popular, se candidatou novamente a Prefeito de Itapecuru-Mirim, sendo eleito com 16.710 votos. Benedito Coroba é itapecuruense e vem de uma família itapecuruense. Seus pais são Maria Mendes Nascimento e Antônio Matos Nascimento, tem sete irmãos, é casado com Teresa Barbosa Maciel, tem 3 filhas e 1 neta. Ele foi criado pelos seus avós Albino Ferreira Mendes e Cecília Abreu Costa Mendes; já fez vários cursos de Pós-Graduação, Especialização em Direito Agrário, Direito Criminal e ao longo da sua vida recebeu vários prêmios pela sua destacada atuação no Ministério Público. Neste 01º de janeiro de 2021, ele assume o cargo de Prefeito de Itapecuru-Mirim.
Mín. 22° Máx. 35°