Quinta, 10 de Abril de 2025
23°C 29°C
Itapecuru Mirim, MA
Publicidade

Itapecuru: Catadores de materiais recicláveis podem ser beneficiados por proposta do governo federal

Documento prevê remuneração das cooperativas de materiais recicláveis

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Brasil
05/01/2021 às 06h37 Atualizada em 05/01/2021 às 07h09
Itapecuru: Catadores de materiais recicláveis podem ser beneficiados por proposta do governo federal
Fabiana Oliveira coordenadora da Cooperativa de catadores de Itapecuru (COOPERCARIM). Foto: Reprodução

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) abriu ontem, segunda (4), consulta pública sobre a destinação final ambientalmente adequada das embalagens de vidro. Prevista há mais de dez anos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a instituição da logística reversa de embalagens de vidro é o objetivo de uma proposta de decreto da pasta.

O documento prevê o estímulo à inserção produtiva e remuneração das cooperativas e associações de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, abrangendo fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de produtos comercializados em embalagens de vidro.

Com isso, o ministério pretende reduzir a poluição, manter materiais em uso e regenerar sistemas naturais. Além disso, também se pretende gerar empregos e renda via fomento à reciclagem, e trazer melhorias à saúde da população, com medidas sanitárias mais adequadas.

Continua após a publicidade
Anúncio

As contribuições para a consulta pública acerca da proposta de Decreto podem ser feitas até o dia 5 de fevereiro pelo site do Ministério do Meio Ambiente.

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, comemorou, com uma publicação em uma rede social, a abertura da consulta pública dizendo que se está "avançando na Agenda Ambiental Urbana".

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias