Após ter exercido papel de destaque no Maranhão num período recente e protagonizado momentos de liderança no cenário político por um determinado período à frente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), Itapecuru volta a ser mero coadjuvante.
Ontem, quarta-feira (06), encerrou-se o prazo para inscrição das chapas que concorrerão à nova diretoria e conselho fiscal da FAMEM para o biênio 2020/2021. Apenas dois registros foram apresentados, em nenhum deles consta o prefeito de Itapecuru Mirim, Benedito Coroba, como integrante.
A Chapa 1, intitulada "Sávio Dino" (nome do pai do governador Flávio Dino e ex-deputado estadual, falecido), é encabeçada pelo prefeito de Igarapé do Meio, Erlanio Xavier (atual presidente), e tem como slogan "Municipalismo na Prática". Também é composta pelo prefeito de Pinheiro, Luciano Genésio, como vice-presidente e o prefeito de Tuntum, Fernando Pessoa, como tesoureiro.
Já a Chapa 2 traz como candidato a presidente o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, que tem o nome de seu pai, ex-deputado "Zé Gentil", falecido recentemente. Nela constam ainda o prefeito de Barra do Corda, Rigo Teles, como vice e a prefeita de Zé Doca, Josinha Cunha, como tesoureira. O slogan escolhido foi "Municipalização Para Todos".
A última participação de Itapecuru Mirim na direção da FAMEM foi na gestão Júnior Marreca, eleito presidente no ano de 2011, com atuação efetiva no apoio às 217 cidades do Maranhão.
De acordo com a entidade, a eleição acontece no próximo dia 14 de janeiro, na sede do órgão em São Luís, das 8h às 18h, através do voto direto. Podem participar prefeitos de municípios em conformidade com o estatuto e em dia com suas obrigações para com a federação.
Mín. 22° Máx. 35°