A população itapecuruense ainda está incrédula no que a gestão Coroba acaba de anunciar na tarde desta sexta-feira (15), cobrança do IPTU (Imposto Predial, Territorial, Urbano) 2021 a todo proprietário de imóvel da cidade.
Em meio a uma pandemia por COVID-19, onde o mundo suspende a cobrança de impostos por conta do alto índice de desemprego, resseção na qual a economia mergulhou de cabeça e os meio de produção passando por dificuldades extremas sem ter mão-de-obra necessária, que está presa em casa agonizando e vendo redução salarial e escassez de alimentos; com apenas 15 dias de existência a administração de Itapecuru resolve informar cobrança do IPTU sob pena de juros e multas aos inadimplentes. Veja abaixo a nota da prefeitura:
A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Receita, Orçamento e Gestão, notifica todos os contribuintes inscritos no Cadastro Imobiliário Municipal, Pessoa Física ou Jurídica que tenha Imóvel no seu nome, na Zona Urbana de Itapecuru, que foi lançado o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), referente ao Exercício de 2021. Comunicamos que o carnê encontra-se disponível para retirada e pagamento junto à Coordenação da Receita Municipal, situada no prédio da Prefeitura Municipal. Informamos ainda que o IPTU 2021 poderá ser pago até a data do vencimento à vista com 30% de desconto ou em 05 parcelas. Após a data do vencimento de cada parcela, incorrerá aplicação de juros e multas cabíveis, conforme o Código Tributário Municipal – Lei n.º 01/2005.
Para o cidadão itapecuruense que estava achando difícil a situação com aumento do gás, combustível, aluguel e no meio de uma campanha municipal para baixar o preço da carne, considerado fora dos padrões locais, receber tal notícia soa como uma afronta. O governo federal suspendeu pagamento do auxílio emergencial, criado justamente para amenizar as dificuldades ocasionadas pelo coronavirus, e a gestão Coroba faz o contrário. Sobrecarrega a já deficitária economia itapecuruense.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Itapecuru Mirim é a 44ª economia do Maranhão que tem 217 município. Da população de 68.723 habitantes (estimativa para 2020), apenas 7,4% aparece como ocupada (cerca de 5 mil pessoas). Quando comparado o Produto Interno Bruto (PIB) per capta o município cai para o 73º lugar no estado. É neste cenário que os proprietários recebem o que não pediram, muito menos esperavam.
Que oportunidade de ouro foi perdida pelo novo gestor, como forma de contribuir para ajudar as famílias itapecuruenses, começar 2021 anistiando o povo do IPTU.
Mín. 22° Máx. 40°