Na manhã desta quarta-feira (20) a prefeitura de Itapecuru Mirim anunciou o início da campanha municipal de vacinação oficialmente após recebimento da CoronaVac, enviada pelo governo do estado, através da Unidade Regional de Saúde.
De acordo com o cronograma publicado, a central de atendimento será na sala de vacinação da Unidade Básica de Saúde Maria José das Neves Oliveira Martins, no bairro da Trizidela, em horário comercial, e posteriormente disponibilizada nas UBS do município. Neste mesmo local funcionou a Enfermaria de Campanha para COVID-19, montada pela gestão do ex-prefeito Miguel Lauand em 2020.
A prefeitura estima que nesta primeira fase sejam vacinadas 14.087 pessoas dos grupos prioritários como trabalhadores da saúde, pessoas com 75 anos ou mais, 60 anos ou mais, povos/comunidades ribeirinhas e quilombolas. Para alcançar um esquema vacinal completo a secretaria de saúde do município prevê um total de 29.582 doses nesta primeira etapa, considerando-se a aplicação de duas doses e acrescentando-se os 5% de perdas operacionais das doses.
O governo do estado informou que o primeiro momento da campanha de vacinação deve durar cerca de sete semanas. Na tarde de ontem, terça-feira (19), após entrega das doses, aplicação da CoronaVac na região foi realizada no Hospital Regional Adélia Matos Fonseca. Maria Lúcia Mota, de 63 anos, servidora do HRAMF há 39 anos, foi escolhida para receber a primeira dose de imunização contra o coronavirus.
Para Lúcia Mota, todas as pessoas do grupo de risco e prioritários devem ser vacinadas. Veja abaixo como foi este momento histórico para Itapecuru.
Cada equipe de vacinação será composta por profissionais responsáveis pelo registro, vacinadores, técnico de enfermagem e enfermeiros que, segundo o cronograma da prefeitura, devem realizar vacinação em domicílio para aqueles com dificuldade de locomoção e portadoras de necessidades especiais; além de realizar busca ativa na segunda fase da campanha.
Foram destinadas 360 doses que correspondem a 34% do número de trabalhadores estimados para Itapecuru Mirim, como informou o secretário municipal de saúde adjunto, Cirlandio Coutinho, na última quarta (19), em vídeo divulgado pela ASCOM do município.