Um relatório produzido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), aponta que o sistema prisional do Maranhão registrou 1.028 casos de contaminação do Covid-19 desde o início da pandemia. Destes casos, 690 registros são de servidores e os outros 338 são de internos das unidades.
No ranking nacional envolvendo os servidores, o Maranhão ocupa o 6º lugar em números de infecção do Covid-19 e o 2º lugar em número de mortes, com 9 mortes registradas no período, perdendo apenas para o Estado de São Paulo. Quando se trata dos internos, o Maranhão ocupa o 21º lugar em número de casos e 20º lugar em número de mortes, com apenas 1 mortes confirmada no período.
Os dados do relatório apresentam ainda os números das unidades socioeducativas, onde no Maranhão foi apresentado apenas 7 casos entre os adolescentes privados de liberdade e 92 casos entre os servidores que trabalham neste tipo de unidade.
O Maranhão não registrou óbitos nas unidades socioeducativas do estado.
Itapecuru
De acordo com a juíza Mirella César Freitas, titular da vara de execuções penais da comarca de Itapecuru Mirim, o último caso de COVID-19 registrado ocorreu no dia 15 de junho de 2020. A informação foi dada em entrevista concedida à Itapecuru Webtv sobre a 1ª inspeção carcerária realizada nos dias 6 e 7 de janeiro de 2021 na Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) e Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC).
Mín. 22° Máx. 40°