Na madrugada desta terça-feira (26) uma verdadeira "bomba" veio à tona no cenário cultural itapecuruense, a notícia de que o grupo TEIT fora sumariamente despejado da Casa de Cultura Professor João Silveira.
O Teatro Experimental Itapecuruense (TEIT) é o mais antigo e renomado grupo teatral de toda a região, tem em sua história as marcas da luta pela valorização do teatro na cidade e inúmeros componentes hoje fazem parte tanto da história quanto da vida social do município, inclusive ocupando cargos públicos no passado e atualmente.
Através das redes sociais um de seus membros, Klaudyo Leews, usou o perfil na plataforma facebook para denunciar que o grupo havia sido despejado do lugar que era usado para ensaios e produção de material cênico, uma sala na Casa de Cultura. Indignado, Leews denuncia que o próprio secretário de cultura, Beto Diniz, mesmo tendo sido integrante do TEIT, determinou o despejo e enviou áudios e mensagens com insultos para reafirmar a ação. Segundo Klawdyo, logo após enviar áudios o secretário os teria apagado.
O que causa estranheza é despejar sumariamente da Casa de Cultura uma das maiores expressões culturais da cidade, da qual o próprio secretário fez parte e conhece toda a luta pela valorização. Leia abaixo o desabafo publicado no facebbok e fotos do momento do despejo:
NOTA DE ESCLARECIMENTO ao público... O grupo de Teatro espetacular de Itapecuru-Mirim, TEIT, vem a público esclarecer...
Publicado por Klawdyo Leews em Segunda-feira, 25 de janeiro de 2021
A equipe do Itapecuru Notícias entrou em contato com o secretário Beto Diniz que declarou ser isolada a manifestação do coordenador Klawdyo Leews. Segundo o secretário, a diretoria do TEIT tem outro pensamento e já participou de reuniões para valorização do teatro itapecuruense. Há, inclusive, de acordo com Beto Diniz, agendamento de econtro com o secretário de estado da cultura, Anderson Lindoso, em São Luís, para buscar recursos destinado ao TEIT.
Para Diniz a atitude de Leews foi precipitada e a verdade é que a Casa de Cultura está passando por uma revitalização. A escola de Música Joaquim Araújo foi realocada no prédio e o museu voltará a ser aberto ao público. O auditório, pátio e instalações do ambiente estão à disposição do TEIT. Atividades culturais estão sendo realizadas novamente, a exemplo recente do lançamento de livros e recitais, apresentações teatrais realizadas semana passada.
Mín. 22° Máx. 40°