A prefeitura de Itapecuru Mirim ainda não se pronunciou sobre a realização ou cancelamento do Carnaval 2021 no município, embora a gestão Coroba tenha divulgado fotos e vídeos de evento com participação de autoridades para tratar sobre o assunto.
O Ministério Público do Maranhão tem emitido parecer a várias prefeituras do estado recomendando a suspensão da festança de Momo neste ano por causa da pandemia de coronavirus, recentemente o MP publicou documentos neste sentido para cidades que começam a anunciar cancelamento ou adiamento da festa. Como é o caso de Pinheiro que transferiu a festividade para o mês de junho.
Nesta quarta-feira o MP-MA emitiu nova recomendação, desta vez endereçada ao município de Arari, que deve se manifestar sobre o assunto ainda esta semana. O governo do estado, através do Decreto nº 34.462, de 22 de janeiro de 2021, suspendeu as atividades festivas durante o período de Carnaval no Maranhão devido à pandemia.
No mesmo dia 22, após reunião entre representantes da Federação dos Municípios do Maranhão (FAMEM), Ministério Público e secretário de estado da segurança pública, Jefferson Portela, os órgãos expediram recomendação aos 217 municípios que adotassem medidas no sentido de evitar aglomerações em eventos públicos e privados, com objetivo de coibir o aumento dos índices de contágio por COVID-19.
Á espera de uma alternativa
Os profissionais que vivem da cultura em Itapecuru aguardam alguma alternativa para que não voltem a passar as dificuldades que experimentaram desde o início do ano passado (2019), com o registro dos primeiros casos de coronavirus na cidade. Na última semana deflagraram movimento que tem como slogan a pergunta "A cultura passará fome de novo? Diga não à segunda paralisação dos eventos".
Músicos, vendedores ambulantes, hotéis, comerciantes de comidas, alimentos, profissionais que alugam palco, som, iluminação, seguranças, barraqueiros e muitos outros itapecuruenses que dependem deste período aguardam uma proposta da gestão Coroba que possa suprir suas necessidade. Para eles não basta cancelar o Carnaval, tem que mostrar soluções.
Licenças para festas
Assim como feito em Arari, o MP deve recomendar à delegacia de Itapecuru Mirim que se abstenha de conceder novas licenças para eventos durante este período e revogue as expedidas anteriormente. A medida vem sendo adotada em todo o estado como forma de não permitir aglomerações.
Funcionamento de bares e restaurantes
Outra preocupação será quanto ao funcionamento de bares e restaurantes que, de acordo com o Decreto nº 16/2021, do município de Itapecuru, fixa horário de funcionamento destes estabelecimentos até as 22h. Os proprietários questionam se terão que baixar as portas para evitar aglomerações e caso isso aconteça quem vai arcar com os prejuízos.
Até conclusão desta matéria a prefeitura ainda não havia publicado qualquer comunicação sobre o assunto, a sociedade aguarda apreensiva o que vem pela frente.
Mín. 22° Máx. 40°