O prefeito Benedito Coroba publicou no último dia 03 de fevereiro o Decreto nº 020/2021 que dispõe sobre suspensão de festividades referentes ao carnaval 2021 no município de Itapecuru Mirim.
De acordo com o documento, estão suspensos eventos públicos e privados no período carnavalesco incluindo shows e afins em ambientes abertos ou fechados. Também estão suspensas quaisquer festividades pagas ou gratuitas realizadas por blocos carnavalescos e paredões automotivos tanto na zona urbana quanto rural de Itapecuru Mirim.
Outra determinação da gestão Coroba é suspender o ponto facultativo na segunda e terça-feira de carnaval, bem como suspende ainda o ponto facultativo na quarta-feira de Cinzas que marca o início da quaresma para os católicos. Todavia, o funcionamento de eventos religiosos deve seguir os termos da Portaria Estadual nº 093 de 16 de Dezembro de 2020.
A fiscalização deverá ser intensificada pelas forças de segurança do município neste período, o objetivo é conter avanço dos números de casos da COVID-19 que apresentou crescimento significativo nas últimas semanas. O boletim epidemiológico divulgado pela própria prefeitura registrou 12 novos casos ativos em apenas 7 dias, o que preocupa a população. Ontem, domingo (7), um paciente oriundo de Itapecuru Mirim acometido pelo coronavirus faleceu em São Luís. Sobe para 16 o número de óbitos contabilizados até aqui.
Mesmo com esta estatística denunciando uma situação crítica, o prefeito Coroba não reabriu a enfermaria de campanha criada na gestão do ex-prefeito Miguel Lauand (PRB) para combate à pandemia, instalada UBS do bairro Trizidela. Segundo os dados no site da prefeitura, do total de 660 vacinas contra COVID-19 enviadas para a campanha municipal de vacinação, 430 doses foram aplicadas, o que corresponde a 65,15% de cobertura vacinal.
Há reclamação por parte de idosos, quilombolas e comunidades ribeirinhas que ainda não receberam a vacina. A secretaria de saúde do município informou que falta finalizar apenas a aplicação nos profissionais de saúde que estão na linha de frente, o empecilho seria a resistência de alguns deste profissionais que causa atraso de todo o processo.
Para acessar a íntegra do Decreto nº 020 de 3 de fevereiro de 2021 CLIQUE AQUI.
Mín. 22° Máx. 39°