Na manhã desta terça-feira (09) no plenário Hercílio do Lago Filho, da câmara de vereadores, tomou posse como prefeito do município de Itapecuru Mirim o vice Maurício Nascimento (PROS)
A sessão solene contou com a presença de secretários e servidores do alto escalão do governo municipal. Em seu discurso o prefeito em exercício reiterou compromisso de dar continuidade às ações iniciadas em 1° de janeiro de 2021.
Maurício exercerá o cargo até que o titular tenha alta hospitalar. Benedito Coroba segue sob cuidados médicos no hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís, com quadro clínico estável, de acordo com fontes do site Itapecuru Notícias.
Declarou ainda que não pretende realizar mudanças na equipe de governo neste primeiro momento e que confia nas escolhas feitas em conjunto pela gestão. Pediu pela recuperação da saúde de Coroba, esposa e convocou a população para o combate mais ostensivo ao coronavirus a partir de já.
Estranho foi o teor do decreto legislativo aprovado pelo parlamento local que deu posse ao vice-prefeito por tempo indeterminado. Fato curioso e que passou a intrigar os bastidores do cenário político itapecuruense. É como se os parlamentares não crescem na recuperação de Coroba, como se não acreditasse ou não tivessem fé nisto.
Esta é a segunda vez na história dos 220 anos de reconhecimento da paróquia (1801), 203 como vila (1818) e em 150 anos de cidade (1870) que um vice-prefeito assume o comando do município.
O primeiro foi Luiz Gonzaga Bandeira de Melo que em 31 de janeiro de 1951 assumiu a prefeitura após o advogado José Bento Neves impetrar madado de segurança impedindo que o prefeito eleito João da Silva Rodrigues exercesse se mandato. O tribunal então deu posse a Bandeira de Melo, autor da letra do hino de Itapecuru Mirim.
João da Silva Rodrigues assumiu definitivamente de 1952 a 1956 e posteriormente reconduzido ao cargo de 1965 a 1970. Luiz Gonzaga é avô da atual secretária municipal de cultura, esporte e juventude da gestão Coroba, Mariana Bandeira de Melo.
Mín. 22° Máx. 35°