No início da noite de ontem, quarta-feira (10), a prefeitura de Itapecuru Mirim publicou decreto com novas medidas de segurança para enfrentamento e combate à pandemia de COVID-19.
Em seu primeiro decreto após assumir interinamente o cargo de prefeito, Maurício Nascimento ignora as estatísticas.
Segundo o documento, academias de ginástica voltam a funcionar com até 40% de sua capacidade. Este percentual é maior que o determinado a igrejas e templos religiosos onde não há prática de exercícios físicos.
O prefeito em exercício sede à pressão feita pela câmara de vereadores na última sexta-feira (05) em sessão ordinária, na qual parlamentares defenderam o funcionamento destes estabelecimentos.
Outra medida foi ampliar o horário para o comércio que antes fechava às 18h de segunda a sexta e agora vai até às 22h de segunda a sábado. Aos domingos permanece até as 12h.
Além do horário, o decreto mantém proibido o consumo local em bares, depósitos de bebidas, conveniências, cafeterias, padarias, supermercados e outros estabelecimentos, mas libera este tipo de consumo para lanchonetes com até 30 minutos de duração.
As medidas causaram polêmica visto que na rede municipal de saúde não foram abertos leitos para tratamento de pacientes acometidos por COVID-19 e os números da doença no país só aumentou. Curiosamente o boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura ontem registrou diminuição repentina de casos no município, contrariando dados do próprio Ministério da Saúde e governo do estado do Maranhão.
A redução no número de ativos em 24h foi de 91 casos, algo estranho segundo especialistas ouvidos pelo site Itapecuru Notícias após analisarem os dados. Mesmo com aumento de 35 casos notificados, mais 6 casos confirmados, aumento das internações (11) e óbitos (23).
Para os profissionais de saúde procurados pela nossa redação, 96 pacientes considerados recuperados no período de apenas 24h é algo que foge ao padrão de testagem sendo apresentado pela prefeitura de Itapecuru Mirim anteriormente.
No mesmo dia (10) o Brasil ultrapassou os Estados Unidos no número de mortes por COVID-19 em 24h. Com 1.954 óbitos o país assumiu o 1° lugar do mundo e em Itapecuru Mirim foi registra mais um paciente que perde a luta para o coronavirus.