Na manhã de hoje, quinta-feira (11), a nova direção do hospital regional Adélia Matos Fonseca convidou a secretária de saúde do município de Itapecuru Mirim, Analita Fonseca, para montarem estratégias conjuntas de combate à COVID-19.
Dentre os assuntos da pauta, os principais foram retorno urgente dos médicos às Unidades Básicas de Saúde; criação de um ambulatório municipal em ponto estratégico da cidade para tratamento precoce de infectados pelo coronavirus.
Criar entre a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) e HRAMF o setor de regulação para sabermos quais os pacientes devem ser tratados em domicílio acompanhados pelo município e aqueles com sintomas de moderado a grave que serão encaminhados aos cuidados do hospital, realizar teste nos pacientes que apresentem início dos sinais e/ou sintomas gripais.
A nova equipe do HRAMF, composta pela direção geral, Ivanderlande Nascimento; direção administrativa, Kelly Vilena e direção clínica, Ricardo Lages, solicitou em caráter de urgência o retorno do médico à enfermaria de campanha para que o município monitore pacientes nos 10 leitos disponíveis ano passado.
Com o aumento de casos positivos para coronavirus nesta segunda onda, a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) reativou 13 leitos destinados a tratamento de infectados e ampliou o atendimento.
A reunião foi muito bem avaliada pela população que espera ações de enfrentamento à pandemia e aguarda os resultados.