A Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), através da direção do Hospital Regional Adélia Matos Fonseca, em Itapecuru Mirim, recebeu da secretaria de saúde do município dois respiradores mecânicos destinados ao tratamento de pacientes infectados por coronavirus.
Os aparelhos foram doados pelo Governo Federal e entregues pelo Ministério da Saúde à prefeitura em 31 de dezembro de 2020, último dia de mandato do ex-prefeito Miguel Lauand, sendo encaminhados para o almoxarifado da prefeitura para uso pela nova gestão, segundo informou o ex-procurador-geral do município e assessor jurídico à época, Tarcísio Muniz Chaves.
A assessoria de comunicação do prefeito em exercício, Maurício Nascimento, informou que os respiradores foram cedidos ao HRAMF na condição de empréstimo como parte de ações conjuntas a serem realizadas após reunião entre a unidade hospitalar e a prefeitura visando o enfrentamento da pandemia de COVID-19 na região.
O termo de consignação foi assinado pela secretária municipal de saúde Analita Fonseca e pela diretora-geral do Adélia Matos, Ivanderlande Nascimento, na tarde da última sexta-feira 12. O hospital regional de Itapecuru atualmente atende a 14 municípios e conta com 18 leitos para atender pacientes infectados pelo coronavirus.