Nesta terça-feira (30) o município de Itapecuru Mirim registrou um dado alarmante no combate à pandemia, já é mais que o dobro do ano passado o número de mortes por corinavirus.
No último dia 15 deste mês de março o site Itapecuru Notícias publicou matéria informando a população que após falecimento da professora Maria Lucinete da Conceição Pinto, Lucinha, naquele dia, o total de óbitos nos primeiros de 2021 se igualara aos 14 contabilizado em 2020 durante 10 meses. Para reler CLIQUE AQUI.
O boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura vem apresentando repetidas inconsistências quanto à contabilização das perda de vidas itapecuruenses para o corinavirus. O mais recente divulgado na noite de ontem, terça-feira (30), registra 36 mortes.
Questionada sobre ocorrência de subnotificação nos casos de COVID-19 nas estatísticas oficiais do município, a gestão informou, através da sua Assessoria de Comunicação (ASCOM), que só inclui óbitos fora da cidade quando estes são cadastrados no sistema do governo do estado do Maranhão.
O acompanhamento do combate à pandemia feito pela redação do IN desde o final de março de 2020, com pesquisa em registros do município e governo do estado, além de entrevistas com familiares, aponta que já chega a 48 óbitos até a noite de ontem, terça (30).
Isto significa que até a conclusão da matéria Itapecuru Mirim perdeu 34 pacientes para a COVID-19. É duas vezes e meia (mais que o dobro) das vidas que não conseguiram vencer a pandeia ano passado (14). Nenhuma nota alertando a população foi divulgada pela gestão do prefeito em exercício, Maurício Nascimento, ou do licenciado, Benedito Coroba, que assume hoje o cargo após tratamento de combate ao coronavirus.