Na noite de ontem, sexta (23), a 2a edição do programa Jornal do Maranhão, que vai ao ar à noite pela TV Mirante, afiliada da Globo, fez uma denúncia grave.
Segundo a reportagem produzida pela emissora, Itapecuru Mirim tem 41 matadouros clandestinos. Os dados estão em relatório divulgado pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária que mapeou os abatedouros irregulares. Ao todo foram identificados 372 estabelecimentos sem registro ou licença para funcionamento.
Procurada pela TV Mirante, a prefeitura de Itapecuru Mirim declarou que "inspeciona regularmente a carne do matadouro municipal e que reconhece que na zona rural ainda há abatedouros clandestinos, mas que vem trabalhando para acabar com essa prática".
No Maranhão, de acordo com o documento da AGED, apenas 19 matadouros estão em conformidade com as medidas sanitárias adequadas.
Em Itapecuru os consumidores ficaram preocupados com a qualidade da carne para consumo humano e aguardam pronunciamento da prefeitura sobre medidas a serem tomadas após as denúncias feitas pela TV Mirante.