O Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (DNIT), órgão do governo federal, deu uma aula rápida e intensiva de como tirar a população da lama quer chova ou faça sol.
Nas últimas semanas o prefeito de Itapecuru Mirim, Benedito Coroba (PSB), gravou um vídeo institucional pedindo que "quem ama Itapecuru" tenha um pouco de paciência e informando que "já tem recursos suficientes" para recuperar as vias terrestres.
Coroba afirma ter conversado com engenheiros e estes dizem que "obras de engenharia no período chuvoso são ineficazes, qualquer investimento no período não terá o efeito necessário". O prefeito anuncia que "logo após o período chuvoso" iniciarão os trabalhos de recuperação.
Contrapondo o discurso do chefe do executivo local, o DNIT realizou investimento em obras de infraestrutura recuperando vários trechos da rua Professor Antônio Olívio Rodrigues, no bairro Piçarra, mostrando que mesmo debaixo de chuva ações de melhorando das vias terrestres são perfeitamente possíveis e eficazes.
A equipe do governo federal mostrou como aplicar recapeamento asfáltico em período de inverno de modo eficiente e como a operação conhecida como tapa-buracos pode tornar a trafegabilidade das ruas e avenidas, basta saber o que fazer.
Exemplo dado pelos profissionais do DNIT está no retorno das ruas Prof Antônio O. Rodrigues em direção à Padre Possidônio Monteiro, trecho que apresentava muitos buracos e intrafegável. A situação atual é bem diferente, assim como em frente ao terminal rodoviário quase em frete a secretária municipal de infraestrutura.
Vários vídeos viralizaram nas redes sociais e grupos de mensagens da cidade cobrando atitudes da administração municipal para amenizar o sofrimento. Um destes vídeos chamou atenção tendo sido gravado por um eleitor de Coroba, ferrenho defensor da gestão e que foi porta-voz de campanha do atual prefeito.
Acompanhe abaixo a reivindicação do locutor Jorge Alves sobre o estado em que se encontra a entrada do bairro no qual mora, conjunto habitacional Isabel Mendes.
A população aguarda impaciente o fim do período chuvoso na região que vai até final de junho. Enquanto cidades como Barra do Corda, Anajatuba e Pinheiro já iniciaram limpeza de ruas, manutenção de estradas vicinais, recapeamento asfáltico no centro e bairros da sede de seus municípios, os itapecuruenses penam.
Bem que Benedito poderia pedir a ajuda a São Pedro para dar "as respostas que a população almeja".
Mín. 22° Máx. 39°