O governo do estado do Maranhão, através da Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária, distribuiu na última sexta-feira (7) cartão com o crédito de R$ 400 a catadores de materiais recicláveis de Itapecuru Mirim.
Em dezembro do ano passado (2020) o governador Flávio Dino sancionou a Lei que criou o programa e tem como objetivo aliviar a situação econômica da categoria em meio à pandemia.
Em Itapecuru, 50 famílias são beneficiadas e receberam os cartões e equipamentos de proteção individual (EPIs) em solenidade no auditório da prefeitura. Estiveram presentes o secretário de Estado Jowberth Alves, o secretário municipal de infraestrutura Rogério Baiano, contemplados da Cooperativa de Recuperação Ambiental e Reciclagem do Vale do Itapecuru (COOPERARVI), além dos inscritos pela Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Itapecuru Mirim (COOPERCARIM)
Auxílio emergencial catadores
O Programa de Renda dos Catadores Maranhenses é uma proposta de cooperação entre poder público e catadores de materiais recicláveis, com o objetivo de apoiar esses trabalhadores no enfrentamento às adversidades sociais decorrentes da pandemia da Covid-19.
Os catadores de resíduos sólidos atuam nas atividades de coleta seletiva, triagem, classificação, processamento e comercialização de resíduos reutilizáveis e recicláveis, contribuindo de forma significativa para a cadeia produtiva da reciclagem e preservação do meio ambiente.
Projeto Pró Catador
O Projeto Pró Catador alcança mais de 1.800 trabalhadores de 19 cooperativas e associações, em mais de 20 municípios. A ação estimula a aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, promovendo a inserção social e inclusão socioeconômica. O auxílio integra o pacote de ações do Governo do Estado para proteger os maranhenses dos efeitos econômicos e sociais da pandemia da Covid-19 e serve como incremento da renda destes trabalhadores.
Foram realizados, ainda, seminários interestaduais e um evento estadual, em 2020, para debater a qualidade de trabalho e de vida deste seguimento. O projeto também gerou o documentário “Catadores: da invisibilidade ao protagonismo”, mostrando a rotina destes trabalhadores, suas lutas e conquistas.
Mín. 22° Máx. 40°