Dados estatísticos divulgados pela prefeitura de Itapecuru Mirim nos últimos sete dias voltaram assustar, a COVID-19 está avançando novamente.
De acordo com os boletins epidemiológicos diários publicados pela secretaria municipal de saúde, o coronavirus ganhou força nos últimos sete dias em Itapecuru. Os números de casos já são mais que o dobro registrado na quarta-feira passada (5).
Salto de 62 para 128 casos ativos, o que requer atenção redobrada. Principalmente pelo fato de que estes números não refletem a realidade da pandemia no município. Uma busca rápida pelas páginas oficiais da prefeitura é o bastante para perceber que há inconsistências quanto a óbitos e registros diários de ativos.
Sem fiscalização adequada e com o relaxamento dos protocolos de segurança por parte das autoridades, a população se sente à vontade para deixar de usar máscaras, subestimar o uso de álcool em gel e ignorar por completo o distanciamento social.
Outro ponto é a falta de conscientização com o avanço das vacinas. Pessoas já vacinadas apenas com uma das doses ou as já imunizadas por completo negligenciam as medidas sanitárias por se acharem fora de perigo, esquecem que a eficácia dos medicamentos não é de 100%.
O resultado começa aparecer agora com maior força. Pode ser que em Itapecuru este seja o início do que especialistas chamam de terceira onda do coronavirus. A cidade precisa rever conceitos e as autoridades as medidas mais rígidas para conter o avanço da doença.
Do contrário, mais mortes poderão estar por vir num futuro próximo. Infelizmente.