O governo do Maranhão, através do programa Maranhão Quilombola, em parceria com a prefeitura de Itapecuru Mirim está garantindo acesso a comunidades quase em isolamento pelas péssimas condições das estradas no município.
De acordo com a divulgação realizada pela Secretaria de Estado da Igualdade Racial, foi assinado termo de cooperação técnica por um período de três meses.
O programa tem como objetivo realizar melhorias em estradas vicinais que dão acesso a territórios remanescentes quilombolas que, neste período do ano, reclamam da falta de manutenção nas vias.
Maranhão Quilombola
O Programa Maranhão Quilombola tem suas ações pautadas no Programa Brasil Quilombola, que orienta estados e municípios na implementação de estratégias e ações que garantam melhores condições de vida à população quilombola. Suas ações serão executadas através de parcerias entre a SEIR e as secretarias e órgão do governo estadual, com os demais entes federados e ou a iniciativa privada.
O programa se organiza a partir dos cinco eixos norteadores da Agenda Social Quilombola do governo federal:
I – o acesso à terra;
II – à infraestrutura;
III – à inclusão produtiva e desenvolvimento local;
IV – à saúde e educação quilombola;
V – à cidadania.
Em Itapecuru
Uma parceria com a prefeitura está garantindo melhorias na estrada do povoado Tingidor, região que concentra o principal pólo de produção agrícola do município.
Esta manutenção devolverá a Itapecuru um importante corredor de escoamento dos produtos locais. A secretaria destinou uma moto niveladora e após as primeiras horas de trabalho é possível ver a diferença, mesmo em período chuvoso.
Mín. 22° Máx. 39°