Na tarde desta quinta-feira (27) o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) usou seus perfis nas redes sociais para esclarecer notícia disseminada no país inteiro que a cepa indiana do coronavirus estivesse se espalhando pelo estado.
Segundo as publicações, não houve contaminação de qualquer funcionário do hospital particular que atendeu tripulantes de um navio de bandeira indiana fundeado na costa maranhense.
Também não houve infecção de trabalhadores do hotel onde estão hospedados outros indianos na capital maranhense.
Exames realizados na equipe do hospital privado que atende o paciente indiano não detectaram qualquer pessoa com a cepa indiana. Assim também no hotel com outros indianos. Assim, reiteramos que NÃO HÁ cepa indiana em transmissão local no Maranhão, no momento.
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) May 27, 2021
Quem também divulgou informações sobre o acompanhamento da doença na região metropolitana foi o secretário de estado da saúde, Carlos Lula.
Está descartada a suspeita de transmissão local da variante indiana no Maranhão.
— Carlos Eduardo Lula (@carloselula) May 27, 2021
Foram rastreadas e testadas 147 pessoas, das quais 6 testaram positivo para Covid-19 e tiveram amostras enviadas ao IEC. Após análise, o Instituto detectou a P.1 como variante das amostras.