Neste dia 21 de julho o município de Itapecuru Mirim completa 151 anos de elevação à condição de cidade e festeja a data
Através de Lei Provincial n° 919, de 21 de julho de 1870, a então vila de Itapecuru Mirim passou a ser cidade. Mas a povoação é muito mais antiga que isto, o registro oficial mais antigo é um pedido dos moradores ao rei de Portugal, D. José, para confirmação de vila datado do ano de 1751. Àquela época o lugarejo se chamava Arraial da Feira, por se tratar de local onde acontecia a comercialização de gado vindo do Piauí e Ceará.
No ano de 1801 e criado o distrito subordinado a São Luís e em 1817 a vila de Itapecuru Mirim, que nada tem a ver com caminhos de pedra miúda como se ensinava nas escolas. O "Mirim" foi adotado na criação da vila para diferenciar da nomenclatura da cidade vizinha Nossa Senhora do Rosário do Itapecuru Grande, atual município de Rosário.
Várias são as teorias sobre o nome do rio que o empresta à cidade, mas até o momento não se chegou a um denominador comum. Mesmo porque o primeiro registo do nome deste rio, colhido direto dos nativos, foi feito em francês pelo padre capuchinho daquela nacionalidade, Claude d'Abeville, e escrito como Tapocuru, em 1612, ilustrado anos depois num mapa de 1629.
A vertente mais aceita é que se refira às pedras grandes no leito do rio tão comuns da foz até pouco antes de onde está localizada a cidade de Itapecuru Mirim. Algumas delas foram dinamitadas para facilitar passagem dos barcos a vapor que faziam o transporte de cargas e passageiros em meados do século XIX a início do século XX.
Neste dia 21 de julho de 2021, a gestão do prefeito Benedito Coroba (PSB) preparou vasta programação para comemorar a data. Em várias das solenidades se fará presente o vice-governador do estado, Carlos Brandão (PSDB), inaugurando obras e entregando melhorias aos itapecuruenses, como as fábricas de bloquetes implantadas na Associação de Proteção aos Apenados e Condenados (APAC) e na Unidade Prisional de Ressocialização (URP) por indicação do deputado estadual Itapecuruense Wendell Lages (PMN).
A zona rural também tem programação específica com a vistoria das obras de reforma da rodoviária no povoado Entroncamento, que recebeu recursos destinados pelo deputado federal Marreca Filho (PATRIOTA) para sua conclusão. O vice-governador estará acompanhado do prefeito Coroba e demais autoridades para festeja estes 151 anos de elevação à condição de cidade.
Parabéns Itapecuru Mirim