Na tarde da última segunda-feira (2) a paróquia de Itapecuru Mirim realizou cerimônia de recondução ao sepultamento dos restos mortais encontrados nas obras de ampliação da igreja matriz.
As ossadas foram descobertas durante escavação no local onde ficaria a fossa dos banheiros construídos na nave esquerda do prédio, uma semana antes. Na ocasião pesquisadores da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes (AICLA) foram chamados para acompanhar os trabalhos de identificação e registro.
Na cerimônia realizada na segunda-feira passada o pároco, Pe Alonso Feitosa, conduziu os ritos de acordo com dogmas católicos e revelou que será colocada uma lápide em homenagem a todos os cristãos enterrados ali.
Em matéria publicada anteriormente o site itapecurunoticias.com informa que a igreja matriz de Nossa Senhora das Dores fora eregida em cima do cemitério inaugurado pelo padre Cabral durante sua gestão à frete da paróquia, entre os anos de 1861 a 1871.
A solenidade desta semana garantiu o descanso digno para a eternidade dos restos mortais achados. Foram convidados a AICLA, a Secretaria Municipal de Cultura, confrarias da igreja e imprensa local. Um documento foi redigido para registrar nos anais e livro de tombo paroquial descrevendo o ato.
Mín. 22° Máx. 34°