Pais de alunos da rede estadual de ensino no município de Itapecuru Mirim começam a reclamar da falta de transporte escolar que impede seus filhos de frequentarem a escola.
De acordo com informações divulgadas pela direção das escolas, o transporte estaria disponível já a partir do dia 9 de agosto. Uma semana após o início das aulas que aconteceu no último dia 03 deste mesmo mês. Até hoje (17) o transporte não havia sido regularizado.
Cerca de 400 alunos, em sua maioria na zona rural, reclamam que não conseguem chegar até a escola por não terem como se locomover. A equipe do site Itapecuru Notícias entrou em contato com estudantes das comunidades Morada Nova, região do povoado Tingidor, e comunidade Monte Alegre, região do povoado Leite, que reafirmaram a falta do transporte.
A prefeitura de Itapecuru Mirim recebeu do governo federal desde o início de 2021 o total de R$ 255.764,88 (duzentos e cinquenta e cinco mil, setecentos e sessenta e quatro reais e oitenta e oito centavos) como parte do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE).
No Diário Oficial do município não consta qualquer edital de licitação com objetivo de suprir as necessidades de transporte de alunos.
No ano de 2018 o governador Flávio Dino (PSB) autorizou o repasse direto aos municípios de sua cota do PNATE. Portanto, além da verba exposta no extrato acima Itapecuru Mirim deve ter recebido valores complementares referentes às transferências do Estado.
As escolas da rede municipal ainda não anunciaram o retorno das aulas presenciais.
Mín. 22° Máx. 38°