No mês dedicado ao combate à Aids, o deputado estadual Wendell Lages (PMN) destacou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) no enfrentamento da doença. O parlamentar ressaltou que foi o SUS que garantiu o acesso integral e gratuito aos medicamentos para tratar os pacientes, assim como também teve significativa atuação no desenvolvimento de campanhas de conscientização para alertar a sociedade sobre o problema.
"Além disso, a realização de testagens rápidas e gratuitas feitas pelo SUS são de extrema importância para o enfrentamento da doença”, acrescentou o deputado.
Wendell Lages publicou em suas redes sociais uma matéria veiculada na Folha de São Paulo, no dia 29 de novembro, destacando um avanço da medicina para o tratamento do vírus.
Segundo ele, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo medicamento para o tratamento do HIV, que combina duas diferentes substâncias em um único comprimido. O novo fármaco é uma combinação das substâncias lamivudina e dolutegravir sódico, conforme o estudo que desenvolveu o remédio.
“Tenho certeza de que estamos avançando cada vez mais. Muitas vidas já perdemos por conta desse vírus. Com essa descoberta, temos uma dose diária e dois antirretrovirais que não estavam disponíveis em um só comprimido. Agora, a possibilidade de dose única simplifica o tratamento e facilita a adesão dos pacientes à terapia. Um viva para a medicina e a todos os cientistas que estão dia e noite trabalhando para o sucesso desse novo medicamento”, concluiu o parlamentar.
Mín. 22° Máx. 40°