Na manhã do último sábado (05), a Fazenda Ponta Grossa, localizada na BR-222, no município de Itapecuru Mirim/MA, foi alvo de uma invasão feita por indivíduos armados.
Em resposta, na terça-feira (08) à noite, policiais militares lotados no 28° Batalhão de Itapecuru Mirim, com apoio de guarnição da Força Tática, deram cumprimento à reintegração de posse aos legítimos proprietários, concedida pelo juízo da Comarca de Itapecuru Mirim. A operação foi comandada pelo Major Pereira, com apoio do Coronel Ijosinaldo, de Chapadinha.
De acordo com informações, o crime não foi obra de posseiros ou MST, mas de um grupo fortemente armado, que adentrou a propriedade rural com camionetes e carros caros. Durante a invasão, tiros foram disparados, o gerente e funcionários foram agredidos e amarrados antes de serem expulsos do local. Caseiros ficaram dentro de casa trancados com os familiares, enquanto o grupo invasor permaneceram nas dependências, com som alto e ingerindo bebidas alcoólicas.
Ao todo cinco conduzidos foram presos na operação de reintegração e manutenção de posse. Com os conduzidos, foram encontrados rádios, telefones e objetos que são produtos de roubo oriundos da fazenda. Há registro de furto de motores e outros materiais. Segundo informações, gados foram abatidos e a carne usada em churrascos durante o período em que a propriedade esteve invadida. Os proprietários ainda estão averiguando os danos e prejuízos causados pelos invasores.
Devido aos carros de alto valor encontrados com eles, há fortes indícios de que não se tratam de posseiros comuns. O comando da Polícia Civil do Interior deve investigar até mesmo a participação de policiais civis no crime, que supostamente estariam à paisana e deram apoio aos invasores.
Mín. 22° Máx. 40°