A juíza da 1ª vara da comarca de Itapecuru Mirim, Jaqueline Rodrigues da Cunha, decidiu acatar o pedido do Ministério Público do Maranhão e fechou o matadouro público municipal.
A ação civil pública é do ano de 2016, ainda na gestão do ex-prefeito Magno Amorim. Antes de divulga a sentença em 17 de março de 2022, a magistrada solicitou à Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED), unidade de Itapecuru, uma vistoria técnica que foi realizada em 16 de janeiro deste mesmo ano de 2022 e constatou que tanto os problemas não haviam sido solucionado como as inadequações persistem.
O atual prefeito de Itapecuru Mirim, Benedito Coroba, é promotor público aposentado e acompanhou a problemática já que por vezes respondeu pela promotoria do município na ausência de seu titular. Espanta o fato de como prefeito Coroba não ter praticado aquilo que cobrava como membro do MP, depois de 1 ano e 4eses de seu governo.
De acordo com a decisão, o não cumprimento imediato das adequações ocorrerá em multa de R$ 1 mil por dia além do crime de desobediência. O secretário de Agricultura, Jerônimo Mendes, gravou um vídeo informando que até as obras de intervenção forem concluídas em Itapecuru Mirim os abates serão feitos na cidade vizinha de Santa Rita.
Enquanto isso a sociedade espera que por causa deste deslocamento o preço do quilo de carne, já caro, não sofra aumento.
Mín. 22° Máx. 40°