Pessoas transexuais ou travestis podem requerer o uso do nome social no título em apenas alguns instantes. É só acessar o menu Autoatendimento do Eleitor e clicar em “Inclua seu nome social”.
O sistema redirecionará até a página “Atendimento à distância pelo Título Net”. Nesta página, basta clicar em “Iniciar seu atendimento à distância”, selecionar o estado em que mora e informar dados pessoais para dar andamento ao pedido. A opção de inclusão do nome social aparecerá na segunda tela.
Confira o passo a passo para a utilização do nome social em vídeo feito pela TV TSE.
Nossa equipe conversou com Wagno Costa, do grupo LGBTQI+ Beija-flor (Itapecuru Mirim), e Betinho, do grupo LGBTQI+ Gayvota (São Luís), sobre a importância do nome social. "A importância do nome social no título ela se dá em primeiro lugar por uma garantia de Direitos conquistada pela luta desse seguimento ao longo dos anos, conquista essa que os torna cidadãos de direitos e de fato....e é preciso entender que quando retificado ele deixa de ser um nome social e passa a ser o nome de registro do cidadão, e para a pessoa Trans vê seu nome de registro no título de eleitor é sinônimo de cidadania de respeito e da auto estima em saber que ali a sua indentidade de gênero estará contribuindo para o futuro do País e sendo o Brasil um Pais que mais mata LGBTS no mundo pela sua orientação sexual e identidade de gênero, nos trás esperança de que políticas públicas voltadas para a população LGBTI podem sim serem pautas no poder legislativo." Declararam.
O prazo para expedição ou regularização do título eleitoral vai até o próximo dia 4 de maio de 2022.
Mín. 22° Máx. 39°