O ex-governador do Maranhão, hoje ministro da Justiça no governo Lula e senador eleito Flávio Dino (PSB) solicitou através de ofício enviado ao governo do Distrito Federal medidas de segurança para evitar os ataques às sedes dos três poderes da República no último domingo, 8 de janeiro.
Dino intitula o email como "Solicitação de Bloqueio" e alerta o governador que "segundo o relatado, o movimento teria intenção de promover ações hostis e danos contra os prédios dos Ministérios, do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto, do Supremo Tribunal Federal e, possivelmente, de outros órgãos como o Tribunal Superior Eleitoral ", escreveu ele.
Em outro ponto do comunicado o ministro solicita o bloqueio da circulação de ônibus de turismo no perímetro entre a torre de TV e a Praça dos Três Poderes nos dias 8 e 9 de janeiro de 2023.
Neste documento Flávio Dino chama atenção do governador Ibaneis Rocha para o conteúdo do Ofício n°5/2023/GAB/PF no qual a Polícia Federal informa que fora constatada movimentação de pessoas inconformadas com o resultado das Eleições 2022, que estavam organizando caravanas de ônibus para se deslocarem a Brasília (DF).
Desta forma fica claro que o governador do DF sabia da movimentação e tinha como evitá-la, que fora alertado com antecedência para que tomasse as providências necessárias. Veja a seguir trecho da entrevista do ministro à Globo News explicando a situação e o papel de sua pasta na segurança pública do país.
Ver essa foto no Instagram
Mín. 22° Máx. 40°