Nos finais de tarde em Itapecuru Mirim o céu tem chamado bastante atenção de quem é um pouco mais atento e não fica vidrado na azáfama do cotidiano.
Quer seja voltando do trabalho, fazendo caminhada, passeando com as crianças ou simplesmente indo trabalhar, para aqueles que desenvolvem suas atividades profissionais e ganham a vida no período noturno. Em qualquer correria, quem estiver atento vai perceber e vislumbrar o presente que Deus dá todos os dias aos Itapecuruenses através da natureza.
O céu aos finais de tarde vem apresentando cores laranja, lilás e até vermelho. Segundo especialistas, o fenômeno acontece quando há muitas nuvens no céu, o que dificultava a passagem dos raios de sol pelas camadas médias e altas da atmosfera. Dessa forma, quando começa a ficar perto da linha do horizonte, o sol passa a refletir os raios na parte de baixo das nuvens.
Assim, quanto maior a concentração das nuvens, mais intenso fica esse fenômeno, que pode acentuar tons lilás, roxo, vermelho e laranja. O fenômeno é mais comum nas estações mais frias, ou seja, Outono e Inverno. A presença de poluentes na atmosfera pode contribuir para a formação da coloração.
Ano passado (2022), em 2 de janeiro, encerramento do festejo de São Benedito, este fenômeno ficou tão evidente que não passou despercebido por todos os moradores do município, principalmente quem estava no centro da cidade e pôde registrar em fotos e vídeos a presença de Deus se fazendo sentir e perceber na manifestação da natureza. Veja a seguir.
Um ano antes, em 29 de outubro de 2021, após chuva rápida, quem estava na região do centro da cidade, mais especificamente na praça Gomes de Souza, contemplou a beleza de viver na cidade de Itapecuru Mirim neste período de frio. Foi algo mágico, um verdadeiro espetáculo.
Aqueles que quiserem desfrutar destes momentos ímpares na terra de Mariana Luz e Gomes de Souza não precisam fazer muito, basta pararem em algum lugar aconchegante e seguro a partir das 17h 30min que Deus se encarrega de tudo. Vale a pena.
Mín. 22° Máx. 40°