Em maio de 2022, teve início o projeto "Caminho de Pedras Miúdas", uma iniciativa do artista plástico Beto Diniz em parceria com a Prefeitura Municipal de Itapecuru Mirim, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. O objetivo do projeto é disseminar as expressões artísticas na cidade por meio da produção de murais, que além de embelezar o município, ajudarão a contar a história local, exaltar a cultura, homenagear vultos históricos e, por fim, deixar a cidade mais turística.
A ideia do projeto surgiu a partir de uma conversa do artista com o prefeito Benedito Coroba, que expressou o desejo de ver a cidade com mais vida e cor por meio da linguagem visual. A partir de então, todos os trâmites legais foram viabilizados tanto pela Secretaria de Gabinete quanto pela Secretaria de Cultura.
Ver essa foto no Instagram
O projeto "Caminho de Pedras Miúdas" promove a conexão e o diálogo entre o artista, a arte e o público interessado em conhecer mais essa nuança da arte visual. O foco é promover uma arte-intervenção em muros e espaços apropriados como praças, parques, pátios, avenidas, etc., levando a arte através do muralismo e outras linguagens artísticas para a apreciação do público em geral de forma didática.
O primeiro mural produzido pelo projeto é intitulado "A cultura maranhense" e está localizado no muro interno da Casa de Cultura Professor João Silveira. A obra foi muito elogiada pelo crítico de arte Theotônio Fonseca, que considerou o artista Beto Diniz um grande muralista que bebe de mananciais fecundos como Diego Rivera.
Com o projeto "Caminho de Pedras Miúdas", a cidade de Itapecuru Mirim ganha em beleza, cultura e turismo, com a produção de murais que contam a história local e exaltam a cultura maranhense.
Texto: Luana Sousa - Bacharel em Administração.
Fotos: Arquivo Pessoal
Mín. 22° Máx. 40°