Após alerta divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) sobre a previsão do tempo para a região norte e oeste do Maranhão na manhã desta terça-feira (14), fortes chuvas causaram problemas em Itapecuru Mirim e cidades vizinhas.
O volume das águas nos igarapés subiu muito a ponto de causar inundações, isolamentos na sede e zona rural. Durante toda a madrugada e início do dia de hoje, quarta (15), a chuva se intensificou causando alagamentos.
De acordo com os dados da Agência Nacional das Águas (ANA), na manhã de hoje o nível do rio Itapecuru marcava 11,62m com possibilidade de alcançar a marca de 12,91m nas próximas dose horas seguintes. Isto é o que mostra o gráfico acima, com informações da Rede Hidrometeorológica Nacional.
Moradores de localidades rurais não conseguiram chegar ao trabalho por estarem isolados devido as interrupções na estrada, em vários pontos a água chegou a invadir a estrada, como é o caso do povoado Vinagre onde o igarapé chamado Cova transbordou.
Ver essa foto no Instagram
A população ribeirinha já se preparar com apoio da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros que acompanham de perto o volume do leito do rio através de escalas fluviométrica instaladas às margens do rio Itapecuru.
Mín. 22° Máx. 40°